A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participa do Programa Residência Pedagógica desde a aprovação do Projeto Institucional no Edital 01/2020 da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), tendo a sua segunda edição no Edital 24/2022 da Capes.
Na primeira Edição, do Edital 01/2020 da Capes (de 11/2022 a 04/2022): A UFPel foi contemplada com 288 bolsas de residentes no Programa de Residência Pedagógica, distribuídas entre os diferentes cursos de Licenciatura: Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Dança; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras – Português e Inglês; Letras – Português; Matemática; Música; Pedagogia; Química; e Teatro. O programa teve a duração de 18 meses, sendo o valor de R$ 400 para estudantes dos cursos de licenciatura (bolsas de residentes) e de R$ 765 para o professor da educação básica (bolsas de preceptores) que acompanha os projetos nas escolas. Após ajustes e regras para implementação do Programa pela Capes, a UFPel contou com as seguintes vagas/cotas para bolsistas: 240 Residentes; 60 Preceptores; 10 Professores Orientadores; e 01 Coordenador Institucional. As bolsas CAPES tem início em novembro de 2020 e finalização em abril de 2022. Ainda, o Programa contou com a possibilidade de ter até 60 Residentes voluntários, além da atuação de Preceptores e Professores Orientadores como voluntários.
O Projeto institucional do Programa de Residência Pedagógica na UFPel (do Edital 01/2020 da Capes) visou a aprimorar a formação inicial de professores com base no planejamento de atividades de ensino que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando nas escolas de educação básica das redes públicas de educação básica. A atuação contou com a residência de licenciados matriculados a partir do 5º semestre do Curso. O Programa de Residência Pedagógica será implementado com base nas seguintes ações: i) preparação da equipe, estudo sobre os conteúdos da área e sobre metodologias de ensino, familiarização com a atividade docente por meio da ambientação na escola e da observação semiestruturada em sala de aula, elaboração de relatório do residente juntamente com o preceptor e o docente orientador, avaliação da experiência, entre outras atividades; ii) elaboração de planos de aula; e iii) regência com acompanhamento do preceptor (ele deve também estar presente em sala de aula). Além dessas ações de caráter geral, cada subprojeto apresentará atividades e trabalhos específicos com a finalidade de direcionar e suplementar as peculiaridades de cada área de atuação. O Projeto contemplou o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, em escolas públicas estaduais e municipais, a partir de atividades vinculadas aos Cursos de Licenciatura em: Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Dança; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras – Português e Inglês; Letras – Português; Matemática; Música; Pedagogia; Química; e Teatro.
Na segunda Edição, do Edital 24/2022 da Capes (de 11/2022 a 04/2024): O Programa atuou no contexto do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, e contemplará a participação em 22 escolas públicas da Educação Básica, com a participação de 18 Docentes orientadores, 39 Preceptores, 195 Residentes bolsistas e até 39 Residentes voluntários dos Cursos de Licenciatura em: Artes Visuais; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Dança; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; Música; Pedagogia; Química; e Teatro. Outras informações estão apresentadas no vídeo de boas-vindas e de apresentação no PRP/UFPel
O Projeto institucional do Programa de Residência Pedagógica (do Edital 24/2022) na Universidade Federal de Pelotas (PRP/UFPel) teve o objetivo de aprimorar a formação inicial de licenciandos da UFPel, no diálogo com Preceptores e Docentes Orientadores, ao planejar atividades de ensino, por meio de estudos e de atividades que estimulem a articulação entre a teoria e a prática, promovendo a imersão do licenciando nas escolas e nas Redes públicas de Educação Básica. A atuação contou com a residência de licenciados matriculados a partir do 5º semestre do Curso. O PRP será implementado com base nas seguintes ações: I) Estudo; II) Planejamento; III) Regência; e IV) Pesquisa, divididos em 3 módulos, cada um com 6 meses de vigência. Descrição de atividades: I) Estudo: preparação da equipe, com reuniões, a formação de Preceptores, estudo sobre documentos oficiais, de conteúdos da área disciplinar e/ou interdisciplinar, sobre metodologias e concepções de ensino inovadoras, familiarização com a atividade docente da ambientação na escola, por meio de observações, registros, relatos e estudo do e no contexto escolar (de Preceptores e, em especial, dos Residentes); II) Planejamento: elaboração de atividades de ensino, seminários, oficinas, planos de aula, eventos, materiais didáticos, etc., articulado a demandas da escola e dos professores, do estudo do contexto escolar, de temas e de conteúdos que constituem a escola e as disciplinas acompanhadas; III) Regência: atividades de regência de classe, de forma individual e/ou coletiva, ministrando conteúdos em sala de aula ou realizando atividades de intervenção pedagógica, projetos de ensino, seminários, oficinas, exercícios e orientações de atividades extraclasse, de temas e conteúdos, com uso de diferentes metodologias, tecnologias e recursos educacionais, com acompanhamento e orientação do Preceptor e Docente Orientador(DO); e IV) Pesquisa: registros, elaboração de diários, relatos de experiência e/ou relatórios, com a avaliação das experiências, com escrita crítica dos materiais e das atividades realizadas, ao articular teoria e prática, sinalizando à constituição da identidade profissional e a compreensão da complexidade escolar, com socializações no âmbito dos Núcleos, do grupo do PRP e/ou dos cursos de licenciatura da UFPel, e com escritas de trabalhos em eventos, revistas, entre outros.
O evento de encerramento do Programa (Edital 24/2022) está disponível na aba de Notícias, assim como as produções do programa podem ser acessadas na aba dos Subprojetos. O Programa foi encerrado pela Capes, sendo reagrupado ao Programa de iniciação à docência – PIBID.
Outras informações sobre o Programa podem ser acessadas em https://institucional.ufpel.edu.br/projetos/id/u2247 e https://capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica.