Por iniciativa integrada do Fórum em Defesa da Democracia Ambiental de Pelotas (FDAM) e da presidência da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, foi realizada no mês de dezembro uma Audiência Pública que proporcionou importante encontro para expressão de ideias em torno da proteção do bioma Pampa, das mudanças climáticas em Pelotas e suas repercussões da vida das pessoas.

Convidado pelo Fórum, esteve presente Sr. Pablo Saldo, Gerente de Projetos do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente, que se expressou em torno da importância da Educação Ambiental para proteger o Pampa, combater a injustiça climática e fortalecer a democracia ambiental. Em fala final, o representante do MMA declarou seu entendimento acerca da relevância e o seu compromisso com a questão de patrimonialização do bioma e se dispôs a colaborar amplamente com os demais temas tratados.

Pelo FDAM manifestaram-se os coordenadores Antônio Carlos Soler e Cristiano Souza, que em suas falas abordaram a injustiça climática e a inaceitável falta de democracia no trato do tema em nível local, como o evidente negacionismo quanto ao Relatório elaborado pelo CEA e UFPel na Câmara Técnica de Mudanças Climáticas no Conselho Municipal de Proteção Ambiental (COMPAM).

Também se manifestaram as participantes do FDAM bióloga Fabiane Fonseca, que relatou sobre a situação de isolamento da comunidade dos pescadores do banhado do Pontal da Barra, em claro quadro de injustiça climática agravado pela falta de providências, e a antropóloga Simone Fernandes, que discorreu sobre a problemática da comunidade da localidade do Passos dos Negros, importante patrimônio histórico e cultural extremamente afetado pelo atual processo de urbanização em curso em Pelotas.

A representação da UFPel no Fórum, inclusive em sua coordenação, vem sendo exercida pelo Prof. Rodrigo Ferreira Krüger (IB).