A representante da UFPel junto ao Conselho Consultivo da Reserva Biológica  Mato Grande, Profª Erika Colischonn (ICH) e a equipe da SEMA-RS estiveram presentes em reunião promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), no último dia 17/07, para debater o estágio dos trabalhos na UC e a possibilidade da participação institucional para contribuições técnico-científicas.

Criado em 2015, o Conselho Consultivo da Reserva conta com 20 membros, sendo dez de entidades da sociedade civil e dez de órgãos públicos, entre esses a Universidade Federal de Pelotas pelo segmento das instituições públicas de ensino superior.

Com a equipe técnica responsável pelo planejamento do processo de elaboração do Plano de Manejo da unidade de conservação, composta por Luciano Rodrigues Soares, Luisa Xavier Lokschin, Paola Stumpf e Ângelo Gomes, o encontro na PREC mereceu debate em torno de possíveis colaborações de especialistas da UFPel na área ambiental na construção do documento. Também foram iniciadas tratativas para viabilizar ações extensionistas por meio de projeto integrado de unidades acadêmicas afins, no sentido de contemplar necessidades da REBIO  sintonizadas com as finalidades da universidade.

Um ponto destacado na reunião foi a necessidade de, após a elaboração e aprovação do Plano de Manejo, haver trabalho de acompanhamento para garantir a sua efetividade, o que se dará por meio da mobilização da comunidade local para participar efetivamente do processo em todas as suas etapas.

A REBIO está localizada no município de Arroio Grande/RS, em área de 5.161 há que inclui o Banhado Mato Grande, junto a Lagoa Mirim e Canal de São Gonçalo, a sudeste de Santa Isabel.

REBIO do Mato Grande – Imagem: SEMA/Pelotas

A Reserva foi criada no objetivo de proteger áreas úmidas presentes na região denominada Banhado do Mato Grande e abriga banhados, campos arenosos e matas de restinga. Dentre a flora encontrada na UC, destacam-se Dyckia jonesiana (gravatá), Ephedra tweediana (efedra), Jodinar hombifolia (cancorosa-de-três-pontas), Sideroxylon obtusifolium (coronilha-da-praia), Thalia geniculata, todas ameaçadas de extinção no estado. De extrema importância para a conservação da avifauna associada a ambientes alagados, a REBIO é local de espécies endêmicas do bioma Pampa, de espécies ameaçadas de extinção e de aves migratórias dos Hemisférios Norte e Sul. Abriga espécies de mamíferos presentes no Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção do Rio Grande do Sul, como Oncifelis geoffroyi (gato-do-mato-grande) e Lontra longicaudis. 

REBIO do Mato Grande – Imagem: SEMA Pelotas

Na UFPel, para dar seguimento ao planejamento de ações integradas, estão  programadas para agosto outras reuniões entre a PREC e a SEMA/Pelotas.