A representação institucional da UFPel junto ao Conselho de Proteção Ambiental de Pelotas (COMPAM) integra a recém criada Câmara Temática Temporária de Mudanças Climáticas, da qual também fazem parte o Centro de Estudos Ambientais (CEA), a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHRF) e o Grupo de Apoio ao Esporte e Cultura (GAEC).

Entre outras atribuições da Câmara está a promoção de estudos e pesquisas e a apresentação de proposições ao Plenário. Com essa finalidade, o primeiro plano de ação prevê a reunião de subsídios para embasar uma proposta de legislação municipal que estabeleça medidas de prevenção e mitigação dos efeitos das alterações climáticas.

Nesse sentido, segundo Silvia Carla Bauer Barcellos, representante da UFPel que exerce a relatoria da Câmara, além de estudos bibliográficos estão previstas consultas a especialistas da própria universidade e a outros colaboradores, assim como a realização de levantamento junto às entidades que compõem o COMPAM e demais segmentos da comunidade acerca das percepções da problemática do clima e repercussões em nível local. Tal diagnóstico também servirá de base ao relatório a ser apresentado ao Conselho em 2023.

Os interessados em saber mais sobre o assunto podem contatar pelo e-mail:   representa@ufpel.edu.br.