MATRÍCULA ONLINE – REMATRÍCULA

Já está disponível Cronograma de Solicitação de Matrícula Online:

Cronograma 2012/1

Para melhor compreender como funciona o processo de rematrícula, leia com atenção as orientações fornecidas no site do DRA:

O que é a Matrícula Online (rematrícula)? A Matrícula online (ou rematrícula ) é a matrícula nas disciplinas que deve ser feita por todos os alunos a partir do 2º semestre cursado (incluem-se aqui todas as formas de ingresso) no Curso. É feita através do Sistema Acadêmico, pela internet. Não se destina a ingressantes.

Como funciona? A cada ano, conforme o Calendário Acadêmico, o DRA determina datas para a solicitação de Matrícula Online. Nas semanas anteriores, o DRA publica em seu site, na seção Editais e Comunicados, um Comunicado sobre a Matrícula Online. Neste comunicado, ele define os dias e horários, por Curso, disponíveis para a solicitação de Matrícula Online, cabendo ao aluno estar ciente deste cronograma e guiar-se por ele para solicitar sua rematrícula.

Depois de solicitada a rematrícula, o aluno deve aguardar o processamento pelo DRA de todas as solicitações e então verificar novamente o Sistema Acadêmico, conferindo se conseguiu a vaga ou não. Verifique o Calendário Acadêmico para ver as datas corretas.

Caso haja qualquer tipo de problema, na Semana de Correção de Matrícula (verifique o Calendário Acadêmico) o aluno deve procurar o Colegiado de Curso e solicitar alterações.

Acessando o Sistema Acadêmico: Conforme o cronograma publicado pelo DRA, na data e horário estipulado para o seu Curso, acesse o Sistema Acadêmico e insira seu número de matrícula e sua senha (caso não consiga, por qualquer motivo, dirija-se ao Atendimento presencial do DRA, com seu documento de RG – não atendemos nem por e-mail ou telefone, somente presencial). Acesse o link Matrícula online e faça a solicitação de vaga.

Solicitando vaga nas disciplinas: Verifique com antecedência sua Grade Curricular (há um link disponível no Sistema Acadêmico ou consulte com seuColegiado de Curso). Ciente das disciplinas que devem ser cursadas no semestre corrente, no Sistema Acadêmico, escolha as disciplinas que estão liberadas para serem cursadas e matricule-se. Lembre-se que algumas disciplinas exigem pré-requisitos. Todas as disciplinas mostradas no Sistema Acadêmico obedecem os critérios do currículo do seu curso e qualquer eventual problema durante a solicitação deve ser solucionado diretamente no Curso no período de Correção de Matrícula (veja o Calendário Acadêmico).

Imprimindo o comprovante de solicitação de matrícula: Após finalizar a solicitação de matrícula, lembre-se de imprimir o Comprovante de Solicitação de Matrícula. Qual o significado deste comprovante? Apenas que o aluno solicitou vaga nas disciplinas. Não significa que o aluno conseguiu efetivamente a vaga.

Verificando a efetivação da matrícula: Após o processamento da matrícula (momento em que o DRA processa todas as solicitações de vaga nas disciplinas – consulte o Calendário Acadêmico), acesse novamente o Sistema Acadêmico. No link Matrícula >> Consulta aparecerão as opções de verificação. Lembre-se: somente após o processamento da matrícula é possível saber se o aluno conseguiu ou não a vaga nas disciplinas.

Se estiver tudo correto, o aluno terá a opção de imprimir seu Comprovante de Matrícula.

Solicitando vagas em disciplinas Optativas: A solicitação de vaga em disciplinas optativas acontece juntamente com a solicitação de vaga em disciplinas normais. Acesse o Sistema Acadêmico, link Optativas, e faça a solicitação, imprimindo o comprovante de solicitação de vaga em disciplina.

O processamento das vagas em disciplinas Optativas acontece em data posterior ao processamento de vagas em disciplinas normais, não previsto no Calendário Acadêmico, divulgado após o término da solicitação de Matrícula Online exclusivamente pelo site do DRA. O aluno deverá acompanhar no site, caso haja interesse, a publicação desta data.

Resolvendo problemas e tirando dúvidas

Para todos os problemas técnicos, entre em contato com o DRA através do formulário disponibilizado em nosso site. O DRA não soluciona os problemas técnicos, apenas encaminha para o CGIC (Centro de Gerenciamento de Informação e Concursos), responsável pela manutenção técnica do Sistema Acadêmico.

Para todos os problemas de caráter acadêmico (créditos, carga horária, pré-requisitos, requisitos, turmas, horários, locais, etc), entre em contato com seu Colegiado de Curso. Em última instância, qualquer correção somente é feita pelo Colegiado de Curso, não pelo DRA.

Importante

Alunos que ingressaram em 2011/2 e receberam trancamento administrativo (25% de frequência) devem fazer suas matrículas no período de Correção de Matrícula (veja Calendário Acadêmico) direto nos Colegiados de Curso.

Gerência de Atendimento e Informação

Texto retirado do site do DRA: http://www.ufpel.edu.br/alunos/index.php?link=desc_rematricula

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.