Nesta capacitação, abordaremos a relação entre modelos de gestão, contextos sociopolíticos e o binômio saúde-trabalho. O foco será o diagnóstico de riscos psicossociais e a interface entre o funcionamento das instituições.
Facilitadora: Thaíse Mendes Farias (Docente do Curso de Pscicologia/Coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida/UFPel)
Data de realização: 10/04/2026 (sexta-feira)
Horário: 10h às 12h
Carga horária: 2h
Modalidade: Presencial.
Local: Sala 2 da Pós-graduação do CCSO, 4° andar, no Campus Anglo, Rua Gomes Carneiro, n.º 1.
Ementa:
- Estudo das organizações como fenômenos situados em contextos históricos, sociais e políticos.
- Análise dos modelos de gestão e sua influência na organização do trabalho.
- Relação dos fatores de riscos psicossociais no binômio “saúde-trabalho”.
- Abordagem dos diagnósticos organizacionais, das manifestações de sofrimento psíquico e da interface entre estilos de caráter e funcionamento institucional.
Público Alvo: Servidores(as) docentes, TAE’s e trabalhadores(as) terceirizados(as) ativos(as) da UFPel*.*
Período de inscrição: 19/03 a 07/04
Divulgação das inscrições homologadas: 08/04**, nesta página.
*Considerando a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, conforme Decreto nº 9.991/19, somente serão certificados(as) os(as) servidores(as) públicos pertencentes ao Quadro Efetivo da UFPel;
** Quando homologadas as inscrições, os(as) selecionados(as) receberão e-mail de confirmação com instruções.
Observação: A homologação das inscrições dos(as) trabalhadores(as) terceirizados ficará condicionada à análise prévia e manifestação por parte do NUGEST/PRA.
Confira as inscrições homologadas aqui!
Contato: cdp.capacita@ufpel.edu.br