O uso da inteligência artificial para suporte dos alunos na criação de curtas metragens escolares

Texto do Professor – Marlon Fraga Nunes

A inteligência artificial (IA) é uma área da ciência da computação que busca criar sistemas capazes de simular o raciocínio, a aprendizagem e a criatividade humanas. A IA tem sido aplicada em diversos campos, como medicina, educação, entretenimento e arte. Neste artigo, vamos explorar como a IA pode auxiliar os alunos na criação de curtas metragens escolares, que são produções audiovisuais de curta duração realizadas por estudantes.

Os curtas metragens escolares são uma forma de expressão artística e cultural que estimula a criatividade, a comunicação e a colaboração dos alunos. Além disso, podem abordar temas relevantes para a sociedade, como meio ambiente, direitos humanos, diversidade, entre outros. No entanto, a criação de um curta metragem envolve diversos desafios, como roteirização, filmagem, edição, sonorização e divulgação.

É nesse contexto que a IA pode oferecer um suporte aos alunos, facilitando algumas etapas do processo criativo e melhorando a qualidade dos resultados. Vejamos algumas possibilidades de uso  para a criação de curtas metragens escolares:

– Roteirização: Gerar sugestões de roteiros a partir de palavras-chave, gêneros ou temas definidos pelos alunos. Também pode analisar o roteiro e dar feedbacks sobre a estrutura, os personagens, os diálogos e a coerência da história.

– Filmagem: Auxiliar na escolha das melhores câmeras, ângulos, iluminação e enquadramento para cada cena. Reconhecer objetos, pessoas e emoções nas imagens e ajustar o foco, o zoom e os efeitos visuais de acordo.

– Edição: Editar o vídeo de forma automática ou semiautomática, cortando as cenas desnecessárias, sincronizando o áudio e o vídeo, adicionando transições, legendas e sugerir trilhas sonoras e efeitos sonoros adequados para cada cena.

– Sonorização: Pode gerar vozes sintéticas para dublar os personagens ou narrar o vídeo. Modificar as vozes dos atores para alterar o tom, o sotaque ou a língua. Criar músicas originais ou adaptar músicas existentes para o vídeo.

– Divulgação: Criar cartazes, banners e trailers para divulgar o curta metragem nas redes sociais. Analisar o público-alvo e as tendências do mercado para definir as melhores estratégias de marketing e distribuição.

Como podemos ver, ela ser uma aliada dos alunos na criação de curtas metragens escolares, proporcionando mais recursos, facilidades e possibilidades para o desenvolvimento da expressão audiovisual. No entanto, é importante ressaltar que não substitui o papel dos alunos como criadores e protagonistas dos seus projetos. É apenas uma ferramenta que deve ser usada com responsabilidade, ética , consciência crítica e sempre com a orientação do professor.