Realizada Primeira Vídeocirurgia Veterinária no HCV

No dia 22 de outubro de 2018, foi realizado o primeiro procedimento cirúrgico veterinário por vídeocirurgia no Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal de Pelotas (HCV – UFPel). O grupo PRODIC, coordenado pela Profª. Drª. Josaine Rappeti da Faculdade de Veterinária -UFPel, em parceria com a equipe do Prof. Maurício Veloso Brun da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realizaram a cirurgia renal em um cão para remoção de Dioctophyme renale do rim direito.

O paciente foi encaminhado para o HCV com o diagnóstico de dioctofimatose em outubro de 2018 e, ao realizar o exame de ultrassonografia abdominal, foi constatada estrutura renal viável no rim parasitado por D. renale, possibilitando a remoção do helminto pelo procedimento de nefrotomia. Com este resultado, a Profª. Drª. Josaine Rappeti e o Prof. Maurício Brun uniram suas equipes e organizaram o procedimento. Todo o instrumental videocirúrgico foi trazido da UFSM pelo Professor Maurício. Desse modo, o procedimento anestésico ficou a cargo do professor Dr. Martielo Gehrcke, também professor da Faculdade de Veterinária – UFPel.

A cirurgia foi um sucesso e o paciente se encontra saudável, com rápida recuperação pós-operatória. O procedimento foi inovador no HCV – UFPel, proporcionando grande aprendizado aos envolvidos.

A equipe do PRODIC agradece a todos os envolvidos, em especial à equipe do Prof. Dr. Maurício Brun, ao tutor do paciente atendido o prof. Dr. Rodrigo Serpa pela confiança na equipe e o Hospital de Clinicas Veterinária – UFPEL por abrir as portas para a realização desse procedimento.