Dioctophyme renale em um gato com um rim supranumerário

Relato de caso de parasitismo por D. renale em rim supranumerário e na cavidade abdominal em um felino de três anos de idade e SRD.  Ocorrido em Canoinhas, Santa Catarina.

 

Durante a ultrassonografia abdominal foi observado no rim direito a presença de uma estrutura tubular compatível com D. renale e o rim esquerdo hipertrofiado. Nos exames pré-operatórios a ureia e creatinina estavam dentro dos valores de referência.

Foi realizada laparotomia onde na inspeção abdominal revelou-se um nematoide vermelho brilhante, livre na cavidade abdominal acima do duodeno. Foi observado na cavidade abdominal um exsudato marrom, inodoro, de caráter fibrinoso. Também foi realizada nefrectomia do rim direito parasitado.

A paciente veio a óbito por insuficiência cardíaca durante a cirurgia. Na necrópsia foi observado o rim esquerdo hipertrofiado e uma massa de consistência sólida no intestino ligada externamente ao ceco, essa massa apresentava tecido cortical e medular compatível com a pelve renal, confirmada por histopatologia.

Dentro desse rim supranumerário havia um D. renale fêmea de 19,5 cm de comprimento. Por conta dos três rins funcionais, mesmo com a cortical do rim direito comprometida, houve uma hipertrofia do rim esquerdo o que corroborou com os níveis de ureia e creatinina não se alterarem.

Esse caso mostrou a importância e eficiência da ultrassonografia para auxiliar no diagnóstico de dioctofimatose, além de serem incomuns os casos da parasitose em felinos.

Para leitura completa do artigo, acesse: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-29612014000100019#B03

Resumo: Rafaela Vieira Castro