Eliminação de Dioctophyme renale pela urina em canino com dioctofimatose em rim esquerdo e cavidade abdominal – Primeiro relato no Rio Grande do Sul

O Dioctophyme renale, nosso tão falado VERME GIGANTE DO RIM, afeta muito mais do que apenas o rim. Você sabia?

 

Hoje o PRODIC trás um caso, atendido pela equipe do Hospital de Clínicas Veterinárias da UFPel, de um paciente canino que foi levado para atendimento após eliminar TRÊS VERMES JUNTO COM A URINA. Como isso é possível? Em alguns casos, o parasito se encontra na bexiga e sai do corpo do hospedeiro, através da uretra, juntamente com a urina.

Durante a consulta, foi possível avaliar que se tratava de uma cadela, SRD e com 12kg, magra e com as mucosas pálidas. Exames de sangue mostraram que a mesma estava com grave anemia, infecção e com a função dos rins bastante afetada. Um exame de ultrassom (ecografia) revelou que a paciente tinha exemplares de Dioctophyme renale livres na cavidade abdominal e também no rim ESQUERDO. O rim direito mostrava alterações, sugestivas de que ali já havia estado um dos parasitos, possivelmente eliminado pela urina.

 

Imagens ultrassonográficas dos exemplares de Dioctophyme renale no interior do rim esquerdo
(A) e na cavidade abdominal (B) do paciente canino.

 

A paciente foi internada para tratamento e estabilização, até que pudesse ser submetida a uma cirurgia para tratamento da parasitose. Imediatamente antes do procedimento cirúrgico, um novo ultrassom foi realizado, onde as alterações observadas anteriormente se mantinham, no entanto, não havia mais a presença de um verme no interior do rim esquerdo. Acredita-se que a paciente tenha eliminado o parasito.

Iniciado o procedimento cirúrgico, foi possível remover 23 parasitos que estavam livres na cavidade abdominal, sendo 16 machos e 7 fêmeas. No transcirúrgico, tornou-se evidente o quadro de peritonite, causado pela migração dos parasitos e presença de ovos de D. renale na cavidade abdominal.

 

Vinte e três exemplares de Dioctophyme renale removidos cirurgicamente da cavidade abdominal do
paciente canino.

 

Após dias de internamento hospitalar e cuidados intensivos no tratamento, a paciente recuperou-se do procedimento. A presença de D. renale no rim esquerdo e na cavidade abdominal causa danos severos aos órgãos parasitados, sendo o tratamento cirúrgico fundamental para a recuperação dos pacientes. Apesar de rara, a eliminação de parasitos pela urina pode ocorrer em infestações parasitárias renais.

 

Fonte: S.C. Perera, J.C.S. Rappeti, V. Milech, F.A. Braga, G.A.O. Cavalcanti, C.C. Nakasu, L. Durante, P. Vives, M.B. Cleff. Eliminação de Dioctophyme renale pela urina em canino com dioctofimatose em rim esquerdo e cavidade abdominal – Primeiro relato no Rio Grande do Sul. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.69, n.3, p.618-622, 2017