Início do conteúdo
    Notícias
  • Relação de alunos que deverão fazer a prova do ENADE

    A Coordenação do colegiado do curso de Processos Gerenciais divulga a relação de alunos que deverão prestar a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a ser realizada em 27/11/2022. Os discentes foram cadastrados como “Concluintes” no sistema ENADE, pois tem possibilidade de concluir o curso de Processos Gerenciais poucos semestres. Esses alunos devem acessar o site https://enade.inep.gov.br/enade/#!/index e preencher o questionário. Somente após este procedimento, o discente poderá acessar o local de prova. O site já pode ser acessado. A partir de 01/09/2022, já será possível responder ao questionário.

    DESTACAMOS QUE OS CONCLUINTES QUE NÃO PREENCHEREM O QUESTIONÁRIO E/OU NÃO REALIZAREM A PROVA SEM JUSTIFICATIVA PODERÃO TER SUAS FORMATURAS ATRASADAS EM MESES, DEPENDENDO DO CASO!

    Alessandra Signorini Krinton

    Arthur Cruz Da Silva

    Bernardo Klug Schneider

    Ederson De Araujo Silveira

    Eliziani Rodrigues Casarin

    Enrico Fagundes Antunes

    Felipe Rego Costa Da Rosa

    Jennifer Andrade Ribeiro

    Jose Luanderson Januario Da Costa

    Josibel Ferreira Oliveira

    Kauane Queiroz Centeno

    Keyt Nunes Batista

    Lenon Castro Torma

    Marcelo Machado Duarte

    Marilia Da Rosa Oliveira

    Mateus Henrique Schneider

    Mateus Pires Goulart

    Matheus Silva De Mattos

    Paola De Quadro Ribeiro

    Paulo Rafael Xavier Duarte

    Paulo Roberto Santos dos Santos

    Tatiane Alves Osorio

    Vinicius Amaral da Rosa

     

  • Seleção de bolsista para projeto de pesquisa FAPERGS

    Pelo presente divulgo seleção de bolsista para 1 vaga de Bolsa FAPERGS de pesquisa, no valor de R$ 500,00 mensais, pelo período de 1 ano, para atuar no projeto  “Gestão do Conhecimento, transformação digital e inovação: uma análise em PMEs de comércio e serviços” da qual sou coordenador.
    São requisitos do (a) bolsista (de acordo com edital):
     – Estar regularmente matriculado(a) em curso de graduação da UFPel (Administração ou Processos Gerenciais);
    – Ter desempenho acadêmico compatível com as atividades previstas no plano de trabalho.
    – Não ter vínculo empregatício, nem receber salário ou remuneração decorrente do exercício de atividades de qualquer natureza, inclusive os de estágio remunerado, durante a vigência da bolsa.
    – Não acumular o recebimento de qualquer outro tipo de bolsa (auxílios concedidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) não são considerados bolsas no escopo deste edital).
    – Não ser cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau do(a) orientador(a).
    – Não estar no 1 semestre do curso e nem ser formando;
    – Ter conhecimentos de office, especial world e excel;
    – Conhecimentos básicos de inglês
    – Disponibilidade de 10 horas semanais.
    Enviar currículo, histórico escolar e uma carta de intenção de até 1 página até as 19 hs da próxima terça feira dia 11/07 para o e-mail: alisson.maehler@gmail.com
    Anexo o projeto de pesquisa e o edital da bolsa FAPERGS.
  • Vaga projeto de extensão

    Reproduzo mensagem do Professor Alisson Maehler
    .
    Vaga para 5 alunos projetos de extensão Papo de Gestão
    .
    Estou coordenando e selecionando alunos (5) para participarem como colaboradores do projeto de extensão Papo de gestão, que será um Blog com notícias, artigos, entrevistas, resenhas sobre assuntos na área de gestão.
    O aluno deve estar pelo menos no 2 semestre e ter 5 horas semanais para se dedicar ao projeto. Por enquanto teremos reuniões virtual mas em seguida reuniões presenciais.
    Atuam professor e aluno do curso de Jornalismo da UFPel no projeto.
    .
    Requisitos:
    – estar regularmente matriculados;
    – conhecimento do pacote Office;
    – conhecimentos de internet (usuário);
    – boa comunicação verbal e escrita;
    – ter ao menos 5h semanais.
    .
    Mandar histórico escolar do curso em pdf e uma carta de intenções de até 1 página sobre Interesse em fazer parte do projeto.
    Prazo: 19 h da próxima sexta.
    Resultados serão divulgados na segunda.
    Enviar para o e-mail alisson.maehler@gmail.com
  • Alguns avisos gerais

    Como divulgado no site da UFPel, o próximo semestre será presencial, começando em 01 de agosto. No novo PPC do Curso aprovamos a possibilidade de 1/5 da carga horária das disciplinas serem on line (20%). Assim, cada professor irá definir que dias serão de aula on line, de modo a deixar bem claro nos planos de ensino.
    Teremos a oferta de várias matérias optativas nos cursos do CCSO que vocês podem (e devem cursar), lembrando que precisam ter ao menos 3 disciplinas optativas. A CH de extensão será obrigatória apenas para os alunos novos, que entram em agosto.
    Vocês deverão ter no mínimo 1600 horas no currículo, que é o mínimo legal dos cursos tecnólogos. Em agosto farei uma palestra presencial com os atuais e com os novos alunos explicando tudo o que mudou.
    Outro ponto importante: este ano em novembro teremos a prova do ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes que dá a nota ao curso. É importante que vocês façam essa prova, também irei falar sobre isso na palestra.
    Os protocolos contra a COVID estão divulgados no site da UFPel. Máscara é obrigatória, assim como manter o distanciamento. O comprovante vacinal é obrigatório para a matrícula, com as duas doses + reforço.
    Por fim, em nome dos professores e do colegiado, gostaria de lamentar muito a perda do colega e amigo prof. Rogério da Silva Almeida, que ministrou aula no Curso de Processos Gerenciais.
    Desejo boas férias e feliz novo semestre em agosto!

    Ats.
    Prof. Alisson E. Maehler
    Coord. do Col de Curso

  • Edital para Bolsa de Desenvolvimento na Unidade (BDU)

    Estão abertas de 20 a 27 de junho de 2022 inscrições para 2 vagas de Bolsa de Desenvolvimento da Unidade (BDU) no Centro de Ciências Socio-Organizacionais – CCSO, sendo 1 vaga de Ampla Concorrência para atuar na Direção do CCSO e 1 vaga de Vulnerabilidade Econômica para atuar na Secretaria Acadêmica do CCSO, conforme descrição no item 1 do Edital.

    As vagas estão abertas para alunos dos 4 cursos de Graduação do CCSO. É necessário ter disponibilidade para trabalhar no turno da tarde ou da noite, 20h por semana (4h por dia). Os candidatos não podem receber outras modalidades de bolsa, exceto aquelas vinculadas a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE.

    As inscrições serão realizadas EXCLUSIVAMENTE por e-mail. A seleção será realizada a partir da análise do histórico escolar, curriculum vitae e entrevista prevista para o dia 29 de junho (quarta-feira). O cronograma está disponível no item 7 do Edital.

    O período previsto para as atividades é de 01 de julho a 31 de dezembro de 2022, presencialmente. O valor da bolsa é de 400 reais mensais.

    Para mais informações, Edital e ficha de inscrição, acesse a matéria: https://wp.ufpel.edu.br/ccso/2022/06/20/abertas-inscricoes-para-2-vagas-de-bolsa-de-desenvolvimento-da-unidade-no-ccso/

    Att.

    Comissão de Seleção

  • Novo Projeto Pedagógico do Curso – PPC foi aprovado no COCEPE

    Informamos que o Novo Projeto Pedagógico do Curso – PPC foi aprovado hoje no COCEPE! Estamos há mais de 2 anos em discussões e finalmente aprovamos.

    O atual PPC do curso era de 2014 e já apresentava problemas e desatualizações que nos estimularam a fazer um novo currículo. Haverá a migração automática dos atuais alunos para o novo currículo, ficando isso a cargo da secretaria do curso e do CRA. Os novos ingressantes de 2022/1 já entram no currículo novo.

    O novo currículo passa de 5 para 4 semestres, tem 15 créditos em optativas, mantém o TCC, possui 45 horas de atividades complementares e 180 hs de atividades de extensão. Também tem disciplinas novas, como Análise de dados, Ética e direitos humanos, relações Interpessoais etc, com CH total de 1725 h e disciplinas com 5 créditos.

    Para tirar dúvidas e apresentar o novo currículo, iremos fazer uma apresentação para vocês no dia 20 de abril de 2022, terça, pelo webconf (link https://webconf.ufpel.edu.br/b/ali-kt9-jrf) às 19 h para quem ingressou a partir de 2020/1, e às 20:30 hs para os demais, já que as salas tem limitações de alunos.

    Prof. Alisson Eduardo Maehler

  • Palestra de aula inaugural – Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais UFPel

    .         No dia 15 de março de 2022, às 19h, haverá a palestra referente à aula Inaugural do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais 2022, com o Adm. Dr. Jonas Cardona Venturini, com o tema “Gestão no século XXI: perspectivas e tendências”. A mediação será realizada pelo coord do curso, Prof. Dr. Alisson Maehler, e pela Diretora do CCSO, Profa. Dra. Isabel Rasia.
    .
    .         A palestra realizada na plataforma Webconf-UFPel e terá vagas limitadas a 60 estudantes (por ordem de inscrição). O evento terá duração de 2 horas e os participantes irão receber atestado para horas complementares. Em breve, as informações referente as inscrições para o evento serão disponibilizadas.
    .
    Sobre o palestrante:
    .         Jonas Cardona Venturini possui graduação em Administração (2005) e Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa e Mestre em Administração pela UFSM (2008). Doutor em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS 7 CAPES) e Doutor em Sociologia também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS 7 CAPES). Fez Pós-Doutorado em Governança Corporativa para Startups e Spin Offs em Parques Tecnológicos na FURB. Pós-Dr em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Santa Catarina em Governança Corporativa. Ministra aulas em várias instituições em MBA´s, tais como: IBGEN, UNIRITTER, IESA, FEMA, ESTÁCIO, LA SALLE, UNESC, UNIFTEC, FADERGS, IMED, FEEVALE, entre outras. É palestrante do CRA-RS e tem ministrado palestras sobre Inovação e Empreendedorismo em várias cidades do RS e no Brasil. É mentor de vários eventos sobre Inovação e Empreendedorismo. Tem experiência na área de Administração e Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégia Empresarial, Inovação, Inovação Aberta, Empreendedorismo, Governança Corporativa e Controladoria. É sócio da Bruke Investimentos (Holding de Participações e Investimentos); da Future Governance (Consultoria Especializada em Governança Corporativa); da AVP (Securitizadora) e da AVP (Empresa Simples de Crédito).