Aposentou-se do CCSO após mais de 20 anos de docência o Prof. Dr. Edar da Silva Añaña. O Professor Edar foi um dos primeiros docentes da área de gestão contratados como professor efetivo do CCSO e lecionou por mais de duas décadas na UFPel.
No curso de Processos Gerenciais o Prof Edar ministrou aulas, orientou TCCs, fez parte do colegiado do curso, do NDE – Núcleo Docente Estruturante e colaborou muito para a revisão e aprovação do atual Projeto Pedagógico do Curso.
Dessa forma, em nome dos alunos e docentes do curso de Processos Gerenciais, agradeço toda a contribuição e trabalho do prof Edar e desejo sucesso nessa nova etapa da sua vida.
Nos dias 29 e 30 de novembro o coordenador do curso de Processos Gerenciais, Prof. Alisson E. Maehler, esteve participando do 24 ENGEMA – Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente da FEA/USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo com o apoio da FIA – Fundação Instituto de Administração. O ENGEMA é um evento acadêmico realizado anualmente para propiciar o intercâmbio e a discussão da produção científico-tecnológica desenvolvida na temática da Gestão da Sustentabilidade Ecológica e Socioeconômica, envolvendo contribuições do Brasil e do Exterior. Está sendo realizado de forma híbrida, com atividades presenciais e on line.
No dia 29 o prof. Alisson foi banca do Consórcio Mestral e Doutoral, quando os pós-graduandos apresentam e discutem seus projetos de teses e dissertações para uma banca de professores, em que foram discutidos dois projetos de doutorado. No dia 30 de novembro o prof. participou de sessão de apresentação oral de trabalhos, como avaliador e coautor. Nesta seção foi apresentado o artigo “Empreendedorismo rural feminino: mulheres na olivicultura da região sul do Rio Grande do Sul”, de autoria de Alessandra Bandeira da Rosa, ex-orientanda de mestrado do prof. Alisson no PPGDTSA.
Os professores Alisson Eduardo Maehler, atual coordenador do Curso de Processos Gerenciais, e a professora Ana Paula Centeno, docente do curso, foram eleitos pelo colegiado para assumirem, respectivamente, com coordenador e coordenadora adjunta do colegiado pelos próximos 2 anos. Todos os docentes que ministram aulas no curso de Processos Gerenciais puderam se candidatar.
O Prof. Alisson ficou muito feliz com a eleição. A ideia dos dois professores é continuar a revisão e atualização do Projeto Pedagógico; incentivar a oferta de novos projetos de ensino e extensão, a busca de espaços qualificados para os estudantes e a realização de eventos e atividades extraclasses, como fóruns, palestras, semanas acadêmicas etc. Estimular a reativação do diretório acadêmico do curso, buscar mais estágios e relação com empresas da região também está nos planos.
Por fim, o Prof Alisson agradece a todos os docentes, técnicos administrativos, direção do CCSO e estudantes pelo trabalho nos últimos dois anos.
Sobre os docentes:
Alisson Eduardo Maehler:
Professor Associado do Centro de Ciências Socio-Organizacionais da Universidade Federal de Pelotas. Graduado em Administração Hospitalar pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel, 2003), Mestre em Administração, área de concentração em Competitividade e Estratégia, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2005) e Doutor em Administração, área de concentração em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2011). Realizou estágio de doutorado (doutorado sanduíche) no Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG, na Universidade de Lisboa, em Portugal. Atualmente é líder do NEECI – Núcleo de Estudos em Estratégia, Conhecimento e Inovação, grupo cadastrado no CNPq. Coordenador do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais.
Ana Paula Centeno:
Doutora em Administração pela UNISINOS, com período sanduiche na Universitat Ramon Llull, Barcelona Espanha. Mestre em Administração e Negócios pela PUC-RS. Especialista em Marketing pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Graduada em Administração pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atua na docência superior desde 1996 e atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas atuando na graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão no Centro de Ciências Socio Organizacionais. Pesquisadora CNPQ no grupo NEECI – Núcleo de Estudos em Estratégia, Conhecimento e Inovação. Desenvolve atividades de pesquisa na área de Administração, Empreendedorismo e Inovação. Membro suplente integrante da Comissão Própria de Avaliação (CPA) no segmento docente da UFPEL. Inscrita no Conselho Regional de Administração do RS (CRA-RS) sob o número 14026. Inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) sob o número 49475 (momentaneamente suspenso) Integrante do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (CONSSENDI) da Prefeitura Municipal de Pelotas.
A Comissão Eleitoral torna público A homologação das inscrições referentes ao edital para a Coordenação do Colegiado do colegiado do curso de Processos Gerenciais:
Chapa Única:
– Prof. Alisson Eduardo Maehler – SIAPE 248974 coordenador
– Profª. Ana Paula Lemos Centeno – SIAPE 1982706 – coordenadora adjunta
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) informa aos alunos concluintes inscritos para o Enade 2022 que o prazo para preenchimento do cadastro e do questionário do estudante vai até o dia 26 de novembro de 2022, véspera da prova deste ano.
O questionário do estudante concluinte é fase obrigatória da avaliação Enade, sendo um dos itens verificados pelo INEP para a atribuição de regularidade ao estudante concluinte. Sem o seu preenchimento, o concluinte está automaticamente irregular e não poderá colar grau até a sua regularização por Ato do próprio INEP, conforme cronograma do Edital INEP nº 51/2022, que rege a edição da avaliação deste ano.
As respostas dos alunos às perguntas do Questionário do estudante sobre “Organização didático-pedagógica”; “Infraestrutura” e “Oportunidades de Ampliação da Formação Acadêmica e Profissional” fazem parte das diferentes notas que irão compor a base de cálculo do Conceito Preliminar do Curso (CPC) a que o aluno está vinculado.
A prova está marcada para ocorrer no dia 27 de novembro de 2022, a partir das 13 horas, horário de Brasília.
Quem deve ser inscrito?
a) ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2022, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022 (31 de Agosto de 2022).
b) concluintes de cursos de bacharelado: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2023; e
c) concluintes de cursos superiores de tecnologia: aqueles que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2022; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2022.
Quem faz a Prova?
Os estudantes concluintes dos bacharelados e dos cursos superiores em tecnologia avaliados no Enade 2022, devidamente inscritos pelas coordenações de curso.
Questionário do Estudante
Todos os alunos inscritos como concluintes devem preencher o questionário do estudante e participar da prova, que neste ano será aplicada em 27 de novembro de 2022.
O questionário do estudante possui caráter obrigatório, ficando irregular o aluno que não efetuar o seu preenchimento, impedindo, assim, a sua colação de grau.
Os estudantes devem consultar seus Colegiados de Curso para saber se estão nas listas de inscritos.
É imprescindível a leitura do Edital INEP nº 51/2022 para mais detalhes e para as regras oficiais da edição deste ano da avaliação Enade.
O Enade é obrigatório nos cursos de graduação, e é condição prévia para conclusão de curso, colação de grau, expedição e registro do diploma dos alunos habilitados, nos termos do edital anual.