Programa de Moradia Estudantil (PME)

O Programa de Moradia Estudantil (PME) tem por objetivo prover alojamento a acadêmicos, preferencialmente de fora da cidade em que estão estudando, e que tenham comprovada situação de vulnerabilidade social. Este Programa se insere em uma proposta de assistência psicológica, social e pedagógica e visa atender estudantes, vinculados à UFPel, contribuindo para a sua formação integral e com a finalidade de melhorar o desempenho acadêmico e prevenir a evasão, de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES.

O PME corresponde a vaga na Casa do Estudante Universitário (CEU) da UFPel.  Atualmente, a UFPel conta com uma Casa do Estudante Universitário (CEU) que acolhe até 240 estudantes, situada na Rua 3 de maio, 1212.

O PME é administrado pela Coordenação de Políticas Estudantis (CPE) junto a Seção de Moradias Estudantis (SME). A norma vigente em relação ao PME é a RESOLUÇÃO Nº 27/21 . Ainda existe norma específica da Política de Moradia na Pós-graduação da UFPEL: RESOLUÇÃO Nº 57/23

O ingresso no Programa de Moradia Estudantil (PME) pode ser realizado das seguintes formas:

  • Para estudantes de graduação: concorrer em edital público e ser deferido após análise socioeconômica. O(s) edital(ais) de seleção pode(m) ser lançado(s) à critério da PRAE, geralmente divulgado(s) em seu site na seção Edital Dinâmico. É possível solicitar todos os benefícios que necessita no mesmo Edital, incluindo o PME. O Edital é divulgado através da Coordenação de Ingresso e Benefícios (CIB), responsável pela seleção.
  • Estudantes de pós-graduação: concorrer em edital público e ser deferido após análise socioeconômica. O(s) edital(ais) de seleção pode(m) ser lançado(s) à critério da PRAE, geralmente divulgado(s) em seu site na seção Edital Dinâmico. Para estudantes de pós-graduação é possível solicitar apenas o PME e o PAA (programa auxílio alimentação). O Edital é divulgado através da Coordenação de Ingresso e Benefícios (CIB), responsável pela seleção.

Acesse a página da PRAE https://wp.ufpel.edu.br/prae/edital-dinamico/ para verificar os editais e ter maiores informações sobre os demais programas de benefícios.

Em caso de dúvidas, enviar e-mail para cpe.prae.ufpel@gmail.com

Visite a página da CEU:

Casa do Estudante Universitário (CEU)