Política de Mães e Pais

A Política de Mães e Pais Universitárias(os) da Universidade Federal de Pelotas, vinculada à Coordenação de Políticas Estudantis (CPE) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), é voltada a estudantes mães e pais. Esta Política se insere em uma proposta de assistência psicológica, social e pedagógica e visa atender estudantes mães e pais regularmente matriculadas(os) em cursos de graduação ou pós-graduação da UFPel, contribuindo para a sua formação integral e com a finalidade de melhorar o desempenho acadêmico e prevenir a evasão.

Tal Política se justifica pela necessidade de apoio às Mães e Pais Universitárias(os), favorecendo a permanência nos respectivos cursos, auxiliando no trato das diferentes exigências da vida acadêmica que, se somadas às demandas atribuídas à maternidade e paternidade, podem tornar a trajetória no curso ainda mais difícil.

A política segue em permanente aprimoramento, destacando-se as ações a seguir:

1. Acesso temporário ao Transporte de Apoio e ao Restaurante Universitário aos filhos e filhas de estudantes mães e pais da UFPel até os 12 anos incompletos. (para informações quanto a solicitação da Autorização para o Transporte de Apoio, acesse aqui)
  2. Acesso temporário aos Restaurantes Universitários como visitante na mesma modalidade da mãe ou pai, até os 12 anos incompletos. (para informações quanto a solicitação da Autorização para o RU, acesse aqui)

Ainda destaca-se o Programa Auxílio Pré-escolar (PAPE), regulamentado pela Resolução COCEPE 24/21 que se aplica a estudantes de graduação, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, realizando o custeio de parte de das despesas relativas à educação e cuidados com dependentes legais, na faixa etária de 0 a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias). O benefício do PAPE está indexado ao salário mínimo, em uma proporção de 30% deste.

Contato:

Coordenação de Políticas Estudantis (CPE): cpe.prae.ufpel@gmail.com