Perguntas e Respostas

 DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFPEL

 

  • QUAIS SÃO AS MODALIDADES DE COLAÇÃO DE GRAU OFERTADAS PELA UFPEL?

A Colação de Grau, conhecida informalmente como Formatura, constitui-se como uma cerimônia de caráter obrigatório para a Outorga do Grau de Bacharel, Licenciado ou Tecnólogo, de acordo com o curso de graduação que o(a) estudante concluiu. São duas modalidades OFICIAIS de formatura ofertadas pela UFPel:

» Formatura Institucional Externa:

Modalidade de sessão solene pública para Outorga de Grau, presidida pelo(a) Reitor(a) ou representante legal, onde a Universidade oferece todo o suporte para a cerimônia, tal como local, equipe de trabalho, vestes talares para os componentes da mesa e para os(as) formandos(as), equipe de sonorização, decoração e serviço de fotografia. Todos os gastos da cerimônia são custeados pela Instituição não havendo qualquer gasto por parte dos estudantes e a solenidade conta com a presença de representantes dos cursos, unidades acadêmicas e convidados dos(as) formandos(as).

» Formatura Institucional Interna – ou de gabinete:

Modalidade de sessão solene interna para Outorga de Grau reservada aos(as) formandos(as) que não podem participar da Formatura Institucional Externa e necessitam de agilidade nos trâmites burocráticos. É uma cerimônia simples, realizada pela Direção da Unidade Acadêmica, em Gabinete, para poucos formandos (as), sem representação da Reitoria, restringindo o ato ao processo de formalização da conclusão do curso.

A escolha dessa modalidade de formatura é realizada pelo(a) estudante através do preenchimento do formulário de solicitação de formatura disponibilizado no Cobalto, conforme os prazos estabelecidos no calendário acadêmico vigente da UFPel. Neste caso, o agendamento da solenidade é realizado pelo Colegiado do Curso, a cerimônia é presidida e conduzida pelo(a) Diretor(a) da Unidade Acadêmica, dispensando o uso de vestes talares.

  • QUANDO SERÁ A PRÓXIMA FORMATURA INSTITUCIONAL EXTERNA?

Sobre o cronograma das cerimônias de formatura para os(as) graduandos(as) 2022/2, acessar https://wp.ufpel.edu.br/prae/coordenacao-de-politicas-estudantis/formatura-institucional/2023-2/

  • COMO PARTICIPAR DA FORMATURA INSTITUCIONAL EXTERNA?

Os(as) prováveis formandos(as) do semestre letivo vigente devem manifestar sua intenção de participação na Cerimônia de Formatura Institucional através do preenchimento do formulário de solicitação de formatura disponibilizado no Cobalto, conforme os prazos estabelecidos no calendário acadêmico da UFPel.

Para participação na Formatura Institucional Externa, os(as) prováveis formandos(as) precisam se inscrever via Cobalto conforme segue: acessar a opção “Aluno” – “Cadastros” – “Solicitação de formatura”. ESCOLHER A MODALIDADE “Formatura Institucional Externa”.

VÍDEO ORIENTADOR PARA INSCRIÇÃO: https://youtu.be/4KMLaoQ2AnE.

  • É POSSÍVEL PARTICIPAR DE MAIS DE UMA MODALIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU?

NÃO. Os discentes concluintes deverão optar no ato de inscrição por apenas uma das modalidades: cerimônia Interna na Unidade Acadêmica ou Formatura Institucional Externa.

  • QUAIS DIRETRIZES REGULAMENTAM AS SOLENIDADES DE COLAÇÃO DE GRAU?

Resolução nº 05/2018/CONSUN, publicada em 21 de maio de 2018 pelo Conselho Universitário, normatiza as Cerimônias de Formatura ofertadas pela instituição. Discentes com ingresso a partir de 2018/1 deverão observar o disposto nesta Resolução, visto a obrigatoriedade da Outorga de Grau dentro das diretrizes propostas.

  • QUEM ORGANIZA AS FORMATURAS INSTITUCIONAIS EXTERNAS DA UFPEL?

A Comissão de Formaturas Institucionais Externas é a instância para tratar dos assuntos relativos às Cerimônias nesta modalidade. Este grupo conta com representantes do Gabinete da Reitoria, Gabinete da Vice-Reitoria, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Pró-Reitoria de Ensino, Superintendência de Infraestrutura e Superintendência do Campus Capão do Leão.

  • É OBRIGATÓRIA A PRESENÇA DO(A) FORMANDO(A) NO ENSAIO DE FORMATURA INTITUCIONAL EXTERNA?

Sim. A Comissão de Formaturas Institucionais Externas agendará e organizará apenas um ensaio para cada Cerimônia, sendo obrigatória a presença dos(as) formandos(as). Os ensaios serão executados nos dias que antecedem a realização do evento, de acordo com os grupos divulgados previamente.

Caso seja necessário, a PRAE disponibilizará um atestado de participação no ensaio e na formatura para aqueles formandos(as) que precisarem comprovar sua ausência no trabalho ou em outra atividade de presença obrigatória. Essa solicitação deve ser encaminhada para o e-mail formatura.institucional@ufpel.edu.br em até 10 (dez) dias úteis antes do ensaio geral.

  • COMO ACESSAR AS FOTOGRAFIAS DAS FORMATURAS INSTITUCIONAIS EXTERNAS?

As fotografias das Cerimônias de Formatura Institucional são disponibilizadas na página da PRAE, a partir de 30 dias da realização do evento, ficando disponíveis para download pelo tempo de 6(seis) meses após a data de publicação, impreterivelmente. Acesso pelo portal da PRAE através do endereço: https://wp.ufpel.edu.br/prae/fotos-das-cerimonias/

Apenas no caso de dúvidas relativas às fotos individuais dos formandos, entrar em contato com a produtora atualmente responsável: Oba Oba Eventos e-mail obaobaalegrete@gmail.com ou telefone (55) 3421 1192.

  • COMO ENTRAR EM CONTATO COM A COMISSÃO DE FORMATURAS INSTITUCIONAIS EXTERNAS?

Dúvidas, informações e outras questões pertinentes serão atendidas pelo e-mail: formatura.institucional@ufpel.edu.br