Início do conteúdo
Eventos Participantes
  • IV Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória – SIGAM

O SIGAM, Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória é promovido pelo Grupo de Pesquisa Caixa de Pandora do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Desde 2008, pesquisadores, docentes, discentes de graduação e pós-graduação em artes e humanidades, integrantes de movimentos sociais, de instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior se reúnem a fim de promover e compreender discursos e as políticas em torno da igualdade de gênero através do intercâmbio de diferentes experiências acadêmicas, artísticas e políticas.

O tema do SIGAM 2014 é “desvelando Pandora: imagens, identidades e discursos”. Mais informações no site oficial do evento: IV SIGAM 2014

  • I Encontro de Pesquisadores da Cultura Popular

A realizar-se no dia 22 de novembro, das 09h às 18h no auditório da Faurb UFPel, rua Benjamin Constant, 1359, o evento é uma promoção do Centro de Artes da UFPel, através do Observatório de Culturas Populares, em parceria com o NUFOLK (Núcleo de Folclore da UFPel); P.E.P.E.U.(Programa de Extensão em Percussão daUFPel); LAPS (Laboratório de Artes Populares da UFPel), COREOLAB (Laboratório de Estudos Coreográficos da UFPel) e IOV (Organização Internacional de Artes Tradicionais), visando criar uma rede para o intercâmbio, legitimação e difusão de ações relacionadas às ações e atividades de cultura popular desenvolvidas em seus respectivos contextos.

Para tanto cada convidado terá o tempo de 10 (dez) minutos para a exposição dos seus projetos e ações nessa área, seguidos de debates e conversas a partir dos relatos. O encontro, que faz parte do evento maior que envolve as comemorações do 45º aniversário da UFPel, denominado Porto das Artes, entende que movimentos dessa natureza possam apontar caminhos para a ampliação, troca, incentivo e reconhecimento da importância do tema de Cultura Popular na formação acadêmica, bem como na articulação da sociedade com a academia.

O evento é gratuito e a confirmação deverá ser procedida até o dia 12 de novembro, pelo email:carminhalese@yahoo.com.br.

  • Projeto Cine Viagem

O Projeto Cine Viagem tem como finalidade propiciar à comunidade de Pelotas uma visão multidisciplinar e uma experiência cultural vivenciada em prédios históricos da cidade, através da arte cinematográfica. Especificamente o projeto objetiva difundir a cultura e a criatividade através do cinema e outras  expressões artísticas; possibilitar uma aproximação da comunidade com os prédios históricos da UFPel; proporcionar aos discentes um aprendizado pragmático na área de lazer e recreação, e hospitalidade; desenvolver o senso crítico, estético e cultural sobre o Brasil e outros países do mundo; favorecer o debate em torno de temas atuais apresentados por meio de filmes e/ou documentários; estimular o hábito de apreciar a arte do Cinema, como forma de gerar um aprendizado cultural, social e artístico.

  • žDança em Processo

É um evento semestral, promovido pelo Curso de Dança – Licenciatura da UFPel, que visa reunir e divulgar as produções finais das disciplinas do Curso. Normalmente é aberto à comunidade acadêmica da UFPel e à comunidade de Pelotas e é composto por mostra de trabalhos artísticos, seminários de estágios, seminários de projetos e bancas de avaliação de Trabalhos de Conclusão de Cursos. Seguindo este modelo, em 2014.1 associa parte das suas atividades à programação do Porto das Artes como forma de compartilhar mais amplamente sua produção colocando-a em diálogo com os demais eventos que simultaneamente vão estar enchendo de arte o cotidiano da nossa Universidade. Além das produções internas do Curso, o Dança em Processo deste semestre contará com a participação de professores convidados que atuam em Graduações em Dança de outras IES do Brasil. Confiram a programação por tipo de evento!

  • Mostra da Licenciatura em Música
  • Sobremesa Cultural 

Shows no entorno do Centro de Artes e no Capão do Leão no intervalo de almoço.

  • Festival Internacional de Contadores de Histórias
  • žII Semana de Percussão de Pelotas

 

  • Semana da Consciência Negra

Realizada pelo Departamento de Antropologia da UFPEL, a Semana da Consciência Negra promove mesas de discussão, palestras, oficinas de música e capoeira, mostras de vídeo e exposições. A Semana é dedicada a promover momentos de reflexão e debate sobre a inserção do negro na sociedade de Pelotas ao longo do tempo e sobre o papel da pesquisa universitária no combate ao preconceito e na valorização das referências culturais das comunidades negras. As ações serão desenvolvidas na Escola de Belas Artes (EBA).

  • Produção e exibição do Curso Cinema da UFPel

O curso de Cinema e Audiovisual irá acompanhar as atividades desenvolvidas durante o Porto das Artes, de posse de câmeras digitais. Tudo isso será compilado e editado em um vídeo-registro de aproximadamente 10 minutos, que será exibido no último dia do evento, como mais uma atividade cultural de integração entre universidade e comunidade.

  • Pelotas Jazz Festival

O Pelotas Jazz Festival existe desde 2012, e desde sua primeira edição, foi uma proposta para levar à população os acordes do ritmo musical. Nesta terceira edição, o festival tornou-se uma referência de grandes encontros da música no mundo.
No evento desse ano, o festival conta com nomes de peso, como Hermeto Pascoal e Nana Vasconcelos. Mais informações pelo site oficial: Pelotas Jazz Festival 2014.

  • COREOLAB (Laboratório de Estudos Coreográficos)

É um projeto de extensão, vinculado ao Curso de Dança-Licenciatura, coordenado pela professora Carmen Anita Hoffmann, que visa estimular os alunos desenvolverem suas criações coreográficas e se orientarem com os professores do Curso, a fim de qualificarem suas produções e, desta forma, ficarem aptos a socializarem diferentes ambientes como: escolas, encontros, mostras entre outros. Oferece oficinas dos diferentes gêneros de dança com convidados especiais, na busca da qualificação, através das chamadas Maratonas coreográficas.