Pesquisa: Da Tela à Sala de Aula: Problematizando o uso de mídias no Ensino de História Medieval

Pensando a série de pré-conceitos sobre o período medieval perpetuados pelo Ensino de História na educação básica decorrente seja de bibliografias desatualizadas ou pelo (muitas vezes) “mau” uso das mídias — com “mídias” leia-se especificamente filmes que entendemos como recepção de Idade Média —, junto às discussões recentes sobre a necessidade de se ensinar períodos que “não têm a ver” com a nossa história como os períodos antigo e medieval surge, quando da elaboração de um trabalho sobre o assunto para a disciplina de Medieval I, a ideia de transformar essa discussão em projeto de TCC.

Partindo da premissa de que a arte não tem qualquer obrigação com a realidade tampouco com a história, pensa-se uma pesquisa que volte-se a diagnosticar as questões que implicam esse ensino de história medieval datado, limitado, tediante e nada proveitoso e apontar caminhos para um “fazer diferente”, nesse caso, valendo-se de produções cinematográficas mais recentes podendo incluir-se ainda outras possibilidades como séries, músicas e jogos de videogame de forma a trabalhá-las pelo caminho da desconstrução, problematização e análise crítica. 

Aluna do curso de História Licenciatura desde 2019 e membro do Polo (oficialmente) desde fev. de 2022, tem interesses voltados à Recepção de Idade Média na música e cinema, neomedievalismos, nacionalismos e Ensino de História Medieval. Além de atuar na administração das redes do Poiema também é membro do Laboratório de Ensino de História da UFPel onde atua como bolsista de extensão no Podcast Cata-EHventos, um podcast voltado a divulgação do conhecimento e produção na área de Ensino de História. 

Você pode ver a pesquisa da Vicky como post no Instagram aqui.

GRADUANDA VITÓRIA  HENZEL (VICKY)
Licencianda em história – UFPel.
Membro do LEH.
Bolsista de Extensao no Podcast Cata-EHventos.