POIEMA Por Aí

 

GLOBAL MEDIEVALISM

Realizado entre os dias 22 a 24 de junho de 2022, o evento Global Medievalism, organizado pelo GEHM – Unimontes, com apoio do Poiema, teve como principal temática o (Neo)Medievalismo. O evento contou com vários profissionais da área da História – Medieval em âmbito internacional.

Imagem da apresentação de Gregory Ramos Oliveira, no ST 10 – Medievalisms, Traditions and Continuity. No dia 24 de junho de 2022.

COMUNICAÇÕES:

Adrienne Peixoto Cardoso: “Soy Cátaro” e a Fuga da Inquisição: Reencenações do catarismo em quadrinhos.
Análise da graphic novel “Soy Cátaro”, as representatividades do catarismo em quadrinhos. A obra analisada, apresenta um homem, o Guilhem Roché, um tipo de “curandeiro” que perdeu a memória. Na história, ele vai se entendendo como um herético cátaro e passa por algumas provações enquanto, ao mesmo tempo, é perseguido pela Inquisição. Desta maneira, nosso intuito é analisar à luz do neomedievalismo, como o catarismo é ali apresentado (neocatarismo?) e quais as implicações intradiegéticas dessas construções.

 

Gregory Ramos de Oliveira: Sonhos Medievais, Celebrações Coloniais: Análise de três tradições imaginadas sobre as cinzas dos impérios coloniais ibéricos (Séc. XIX-XXI).
É possível, ao analisarmos três celebrações – as Cavalhadas do Brasil, o Tchiloli de São Tomé e o Moro-Moro das Filipinas –, identificar o processo de “decolonização” de um conjunto de manifestações culturais por meio do crescente protagonismo dos subalternos nestas tradições, reminiscências de um mito das elites coloniais que viam a necessidade de se construir um mundo unificado sob a égide do Cristianismo. Os elementos lidos como “medievais” são apenas o cenário para tais celebrações. Não se tratam de lembranças do “medievo”, mas da memória da conquista e do violento processo de colonização, fato evidente na dramatização da submissão do outro.