Pesquisa: Alfred, o Grande

Alfred o Grande (em inglês antigo Ælfred) foi o sexto filho do rei Æthelwulf, pertencendo a casa de Wessex e o governando no século IX entre 871 e 886 durante as invasões vikings. O rei Alfred foi uma figura crucial para o impedimento do avanço das invasões vikings na região em que futuramente se consolidou como o Reino da Inglaterra.

Alfred é reconhecido como uma figura que possuía um admirável conhecimento intelectual, o que auxiliou as reformas religiosas, políticas e intelectuais do seu período, identificado como o período alfrediano.
Nesse período têm-se traduções de fontes tradicionais da cristandade ocidental para o Inglês antigo. As fontes desse período também auxiliaram na mitificação de Alfred.

É a construção de Alfred de Wessex como “o Grande” que Maria irá abordar em sua pesquisa. A partir das fontes do próprio período alfrediano como “Asser’s Life of King Alfred” e as “Crônicas Anglo-saxônicas” entre outras. Elas serão utilizadas para compreender quais características são atribuídas à Alfred e que o torna tão importante para a história da Inglaterra, digno a recepções e apropriações dos séculos posteriores ao seu.

O primeiro contato com Alfred foi em 2016, assistindo a série “The Last Kingdom” que é baseada na obra “Crônicas saxônicas” de Bernard Cornwell e as assimilações entre a sua representação foi após a construção de um artigo sobre nacionalismo e o estudo sobre mitos de origem.

A construção de ícones políticos na História é algo que a interessa bastante. Principalmente para compreender a construção dos nacionalismos europeus e a criação de mitos de origem.
Maria Bagesteiro é graduanda em licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e atualmente está no 5° semestre. Além de ser integrante do POIEMA, ela também atua como integrante do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) como bolsista desde o ano de 2020 e pretende futuramente unir o ensino e pesquisa em História Medieval em sua trajetória.

 

Veja a pesquisa da Maria como card no Instagram aqui.

GRADUANDA MARIA PORTILHO BAGESTEIRO
Graduanda em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pelotas desde o ano de 2019 e bolsista de iniciação à docência (PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) pela CAPES.
Integrante do POIEMA desde 2021.