Pesquisa: Heresias

Heresias – Elas surgiram no Século XII?

O termo Heresia ou Háireses que em grego significa “escolha”, “partido tomado” ou “ato de pegar”.
O ato de pegar, metaforicamente, está relacionado com o ato de Adão e Eva terem pego o fruto proibido (primeira heresia) e institui o “pensamento discordante”, daquilo que foi permitido por Deus.

A Igreja nos primeiros séculos através de tratados, necessitava criar estratégias com a finalidade de legitimar-se em um período em que o cristianismo não era ainda a religião oficial do Império.
A percepção em torno do surgimento da heresia se dá a partir do século XII, um período afamado historicamente por grandes perseguições cristãs contra os heréticos.

Várias outras formas de heresia surgiram ao longo do medievo. Por exemplo, as doutrinas de Marcos, Simão  o Mago, Menandro, Saturnino, Basílides e Carpócrates, vertentes essas que não eram aquelas desejadas pela Igreja.

No final do século II, o padre Ireneu de Lião escreve o tratado Contra as Heresias, ou Adversus Haireses, no qual o autor aponta o gnosticismo como a heresia que mais se disseminava, ou seja, que era uma tendência que vinha a mente dos cristãos – e que, pela perspectiva oficial da Igreja, precisava ser combatida.

Embora seja no século XII que a heresia ganhou tal importância, nos séculos iniciais havia preocupação da Igreja de demonstrar poder, superioridade e de se estabelecer como a verdadeira epresentante da palavra divina.

Leia a pesquisa da Jess como card no Instagram aqui.

GRADUANDA JESSICA ESPÍRITO SANTO DA SILVEIRA
Graduanda de História Bacharelado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL); bolsista (PREC) do projeto de História Antiga (UFPEL).
Integrante do POIEMA desde 2018.