Pesquisa: A Medicina natural nos séculos XI e XII: um diálogo entre Trotula de Salerno e Hildegarda de Bingen

A desmistificação no que concerne a imagem da mulher no medievo, como alguém sem conhecimento e incapaz de produzi-lo, especificamente no campo da medicina e da literatura, é um dos objetivos da pesquisa da Gabi.

O projeto ainda está no início, mas visa um diálogo entre duas mulheres super importantes: Trotula de Salerno e Hildegarda de Bingen.

Essas duas figuras femininas possibilitam, através de suas obras, pensar a medicina envolvendo o corpo feminino, doenças sexuais, plantas medicinais e seus usos.

A ideia da pesquisa, na verdade, nasceu a partir da vontade e curiosidade de trabalhar com a medicina natural dentro da bruxaria, utilizando-se da série Outlander (2014 – atualmente) como recepção desse tema.

A Gabi sempre foi interessada nessa questão da imagem da mulher, principalmente medieval, detentora de conhecimento, associada à bruxaria e à malignidade.

Entretanto, após conversar com a professora Daniele Gallindo, optou por iniciar a pesquisa a partir do século XI, no qual existiam mulheres como a Trotula que não eram vistas como perversas, levando assim, a uma construção de uma imagem contrária aos séculos que se seguiram.

Através das obras e ensinamentos deixados por Hildegarda e Trotula, a proposição é compreender como essa detenção de conhecimento se deu, o que isso significava e ainda significa para o gênero feminino na ciência, além de incitar o questionamento: o que levou a essa mudança de visão sobre a mulher nos séculos posteriores?

Outro objetivo do diálogo entre Hildegarda e Trotula será demonstrar como a Idade Média não foi um período de estagnação científica, lotada de misoginia, como o imaginário popular tende a acreditar.

Para alcançar uma compreensão acerca do porquê essa representação se transformou ao longo dos séculos, devemos olhar para o início, e a Gabi pretende construir exatamente isso: uma “história” com começo, meio e fim.

Veja a pesquisa da Gabi como card no Instagram aqui.

GRADUANDA GABRIELA DALLAZEM BISOTTO
Graduanda em História Bacharelado na Universidade Federal de Pelotas desde o ano de 2020.
Integrante do POIEMA desde 2021.