Pesquisa: Augusta semper victor (em itálico): A construção da imagem de mulheres basileus pela produção cronista

O projeto de Fran começou com um trabalho da cadeira “Seminário de História Antiga: Mulheres e Poder na Antiguidade” sobre Teodora de Bizâncio e Irene de Atenas. Inicialmente, ela queria fazer uma pesquisa sobre os feitos políticos de Teodora de Bizâncio, Teodora, a Armênia e Teodora Porfirogenita. Mas, com a ajuda da professora Danielle Gallindo, mudou o tema para a construção da imagem de mulheres basileus pela produção cronista da época.

Um dos objetivos da pesquisa é entender como, motivados por interesses distintos, os cronistas do império romano medieval construíam personalidades (boas ou ruins) para mulheres em situação de poder. Atualmente, Fran está pesquisando sobre Teodora de Bizâncio nas crônicas de Procópio de Cesaréia.

 

Sobre a Fran:
Franciele Soares está no 4º semestre da licenciatura em história, na Universidade Federal de Pelotas. Gosta de livros, filmes e séries de vários gêneros, jogos de tabuleiro e de culinária. Além de membro do POIEMA, é bolsista CAPES pelo PIBID e tem um projeto de produção de memes históricos chamado “sobre história (pública)” desde 2023.