ANAIS 2017 – VI SEMINÁRIO DO PIBID UFPel
A Docência na Educação Básica: construção da identidade profissional
COMITÊ CIENTÍFICO:
- Prof. Dr. André Luis Andrejew Ferreira
- Prof. Dr. Fábio André Sangiogo
- Profª. Drª. Liz Cristiane Dias
- Profª. Drª. Lourdes Maria Bragagnolo Frison
- Profª. ME. Maranlaini Patrícia Azevedo Schemmfelnnig
- Prof. Dr. Rafael Cavagnoli
- Prof. Drª. Vanessa Caldeira Leite
EIXO 1 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA
APRESENTADOR(A) | TÍTULO | CO-AUTORES | ARQUIVO |
Jennifer Silva |
PLURALIDADE NA ESCOLA: PENSANDO AS DIFERENÇAS NO TRABALHO COM A LINGUAGEM |
Nessana Pereira; Karina Giacomelli |
EI_1.pdf |
Rafaela Cardoso Fonseca | OFICINA INTERDISCIPLINAR: FEIRA DE SABERES E SABORES | Vera Lúcia dos Santos Schwartz | EI_2.pdf |
Quezia Galarça | EDUCAÇÃO INCLUSIVA POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS: A OFICINA SABERES AROMÁTICOS |
Gabriela Cava; Sheila Sodré; Frederico Barcelos; Vera Lúcia dos Santos Schwartz |
EI_3.pdf |
Thiago Snocck Campelo | EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS | Rafael Cavagnoli | EI_4.pdf |
EIXO 2 – VIOLÊNCIA – INDISCIPLINA NA ESCOLA
APRESENTADOR(A) | TÍTULO | CO-AUTORES | ARQUIVO |
Jeean Gomes | VIOLÊNCIA NA ESCOLA: ENTENDENDO AS RELAÇÕES DE PODER |
Juliana Saballa; Raul Rodrigues; Ester Batista; Jaíne Rosa; Fernanda Vieira Fernandes; Pedro Leite |
VIE_1.pdf |
Ciro Osmari Cardoso Gonçalves | O PODER NAS RELAÇÕES DIÁRIAS |
Sinara Veiga Faustino; Fernanda Vieira Fernandes; Pedro Gilberto Leite Júnior |
VIE_2.pdf |
EIXO 3 – BRINCAR NA INFÂNCIA
APRESENTADOR(A) | TÍTULO | CO-AUTORES | ARQUIVO |
Lenon Lemes Coutinho | RESGATANDO A CULTURA LÚDICA DA INFÂNCIA: UMA INSERÇÃO ATRAVÉS DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA |
Gabriel Soares Vieira; Elaine Tonini Ferreira; Luciane Goulart Silva; Flávio Medeiros Pereira; José Francisco Gomes Schild. |
BI_1.pdf |
Luiza Corrêa Eloi | BRINCAR LIVRE E EXPLORATÓRIO: A EXPRESSÃO CRIADORA E AS POSSIBILIDADES INVENTIVAS EM AMBIENTES NATURAIS | Maristani Polidori Zamperetti | BI_2.pdf |
Carla Teixeira Coelho | BRINCANDO NO RECREIO |
Ângela de Souza Ávila; Andrisa Kemel Zanella. |
BI_3.pdf |
EIXO 4 – JOGOS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS
APRESENTADOR(A) | TÍTULO | CO-AUTORES | ARQUIVO |
Scheila Meira | OFICINA DE FABRICAÇÃO E ARREMESSO DE BUMERANGUE: ENTRE O MITO E CONHECIMENTO FILOSÓFICO. | Pedro Leite Júnior | JFP_1.pdf |
Vítor Dias Abelaira | A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
Camila Valadão Telechi; Antônio Maurício de Medeiros Alves |
JFP_2.pdf |
Matheus de Souza Viatrovski | É A VEZ DO XADREZ! |
Rochelle Duarte Vera Lúcia dos Santos Schwarz |
JFP_3.pdf |
Maiara Moreira Berdete | O JOGO QUIZ DA HORTA: COMO INSTRUMENTO PEDAGÓCICO PARA UMA HORTA ESCOLAR | Vera Lúcia dos Santos Schwarz | JFP_4.pdf |
Germano Müller | UMA APLICAÇÃO DO JOGO “BANCO IMOBILIÁRIO DE PELOTAS” NO ÂMBITO DO PIBID/UFPel | Antônio Maurício de Medeiros Alves | JFP_5.pdf |
Patrícia Michie Umetsubo | LITERATURA MATEMÁTICA COMO INCENTIVO PEDAGOGICO NA SALA DE AULA |
Elisama Priebe Klug; Patrícia Casarin Peil; Patrícia Guterres Borges Antônio Maurício de Medeiros Alves |
JFP_6.pdf |
Ana Carolina Barboza de Oliveira; Valeska dos Santos Gouvêa |
O USO DOS BLOCOS LÓGICOS COMO AUXÍLIO PEDAGÓGICO EM ATIVIDADES DISCIPLINARES | Antônio Maurício de Medeiros Alves | JFP_7.pdf |
Diego Weimar dos Santos | OCUPA BRASIL UMA FORMA LÚDICA E DIDÁTICA DE APRENDER E DISCUTIR OS PROCESSOS DE ASSIMILAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
Carlos Willian Schnavanz Salgado; Vera Lúcia dos Santos Schwarz |
JFP_8.pdf |
EIXO 5 – CORPO NA ESCOLA
APRESENTADOR(A) | TÍTULO | CO-AUTORES | ARQUIVO |
Claudia de Jesus Azambuja | ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO, BELEZA E COMPORTAMENTO |
Zani Borba; Jéssica Bitencourt Lopes; Alana Karina Silveira Medeiros; Jennifer Folharini Mesquita; Júlia da Silva Pereira; Felipe Ávila dos Santos Traczynski Edgar Ávila Gandra |
CE_1.pdf |
Aline Igansi dos Santos | ENSINO DE DANÇA PELO PIBID NA E.E.E.F. LUÍS CARLOS: DIÁRIO DE PROCESSO COMO PESQUISA PEDAGÓGICA |
Flávia Marchi Nascimento; Andrisa Kemel Zanella |
CE_2.pdf |
Gabriel Soares Vieira | OFICINA DE LUTAS: REGRAS DE AÇÃO |
Lenon Lemes Coutinho; Agnês Pereira Mendes; Luciane Goulart Silva; Flávio Medeiros Pereira José Francisco Gomes Schild |
CE_3.pdf |
Adriéle Silva; Raphaela Alt Muller
|
RELATO DA EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO PROJETO “SEM TABU” EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE PELOTAS |
Lis Bacchieri Duarte Cavalheiro; Lucas Reinaldo Wachholz Romano; Yasmin Teixeira Mello; Leila de Fátima Nogueira Macias; Luiz Fernando Minello |
CE_4.pdf |
Carla Bohm | O CORPO NA ESCOLA: O TRABALHO COM A ARGUMENTAÇÃO NA OFICINA “PADRÕES ESTÉTICOS” |
Ingrid Santos; Juliana Sousa; Alice Gonçalves; Karina Giacomelli |
CE_5.pdf |
Juliana de Ávila Ulguim | CORPO E DESCONSTRUÇÃO DE IMAGEM – UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID-ARTES VISUAIS | Maristani Polidori Zamperetti | CE_6.pdf |
Frederico dos Santos Leite
|
RELATO DE OFICINA INTERDISCIPLINAR “O CORPO FALA” | Pedro Gilberto da Silva Leite Júnior | CE_7.pdf |
Bruna Baes; Thais Barão |
A RELEVÂNCIA DO PIBID DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Rosangela Domingues; Andrisa Kemel Zanella; Flávia Marchi Nascimento |
CE_8.pdf |
Cintia Fernandes |
DESCOBRINDO UM CORPO; A DANÇA E A DOCÊNCIA |
Andrisa Kemel Zanella; Flávia Marchi Nascimento |
CE_9.pdf |
Kimberly Gonçalves | JARDINS SUSPENSOS DA ESCOLA LEIVAS LEITE |
Ciana Alves Goicochea; Verá Lúcia dos Santos Schwarz |
CE_10.pdf |
Alex Garrido | PIBID INTERDISCIPLINAR ESCOLA FÉLIX DA CUNHA EM RELATO: INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA, CORPO E PODER TRANSVERSAIS |
Márcia Rocha; Raul Victoria; Scheila Meira; Fernanda Vieira Fernandes; Pedro Leite |
CE_11.pdf |
Rafael Bueno | QUEER E A NÃO-BINARIDADE DE GÊNERO |
Fernanda Vieira Fernandes; Pedro Leite |
CE_12.pdf |
EIXO 6 – NOVO ENSINO MÉDIO
APRESENTADOR(A) | TÍTULO | CO-AUTORES | ARQUIVO |
Jordana Ramalho; Lucas da Silva;
|
O GOLPE NA EDUCAÇÃO: UM DEBATE ACERCA DOS MODELOS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO CIDADÃ |
Leonio Augusto Júnior Edgar Ávila Gandra |
NEM_1.pdf |
Alice Soares; Vitória Ungaretti |
VÍDEO MANIFESTO: POR QUE TEMER A GEOGRAFIA? | Liz Cristiane Dias | NEM_2.pdf |
Matheus Flores | OFICINA PROJETO ENEM: EXPERIÊNCIAS DOS PIBIDIANOS DA GEOGRAFIA NA ESCOLA AREAL – PELOTAS/RS |
Valdirene Drehmer; Maria Elisabete Lenz; Liz Cristiane Dias |
NEM_3.pdf |
Stevan Mendes; Márcio D. L. Pinheiro |
RELATO DA EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DO PROJETO “NOVO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO” NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROFESSORA SYLVIA MELLO, PELOTAS/RS |
Mayara Garcia; Jhonatas da S. Nunes; Andria P. dos Santos; Daniele F. Duarte; Aurélia V. S. Azevedo; Luiz Fernando Minello |
NEM_4.pdf |
EIXO 7 – A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
APRESENTADOR(A) | TÍTULO | CO-AUTORES | ARQUIVO |
Mario Celso Pereira Junior | “-SHAKESPEARE? -PRESENTE!”: A DOCÊNCIA EM TEATRO ATRAVÉS DO PROFESSOR-ARTISTA E A FRUIÇÃO ESTÉTICA DE CENAS | Fernanda Vieira Fernandes | DEB_1.pdf |
Juliana Schwingel Broilo; Leonio Augusto Júnior; John Pablo Barbosa Notzold; Alice Cardoso Soares |
A GEOGRAFIA COMO INSTRUMENTO DE RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE: POR UMA OUTRA VALORIZAÇÃO | Liz Cristiane Dias | DEB_2.pdf |
Ângela Cardoso; Camila Marques
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIA DO PIBID/PEDAGOGIA |
Nathalie Armesto; Virginia Santos; Patrícia Pereira Cava |
DEB_3.pdf |
Gabriela Cava; Márcia dos Santos Soares da Rocha |
REESCRITA CRIATIVA DE LITERATURA | Eduardo Marks de Marques | DEB_4.pdf |
Alisson Castro Batista; Felipe Ferreira Ribeiro; Matheus Souza Quadrado; Ramon Goulart da Silva;
|
A DIVERTIDA FÍSICA DOS SUPER-HERÓIS |
João Vítor de Paula Barboza; Lorraine Düstenhafet; Lorráyne de Menezes da Silva; Thiago Snoeck Campelo; Wagner Rehbein dos Santos; Rafael Cavagnoli |
DEB_5.pdf |
Angélica Gotuzzo | DOCÊNCIA ORIENTADA NO PIBID GEOGRAFIA, UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA SYLVIA MELO | Liz Cristiane Dias | DEB_6.pdf |
Caroline Silva | OS MILITARES EM CAMPO: FUTEBOL E DITADURA NO BRASIL |
Eliza Silva; Maria Carolina Souza; Sinara Veiga; William Halfen Ana Inez Klein Edgar Ávila Gandra |
DEB_7.pdf |
Octavio Beles Vieira | DESENHO E FORMAS GEOMÉTRICAS: ILUSTRANDO A MÃO LIVRE | Maristani Polidori Zamperetti | DEB_8.pdf |
Amanda Furtado de Souza | O SER PROFESSOR PELA VISÃO DO PIBIDIANO NO COTIDIANO ESCOLAR |
Fernanda Ribeiro Vargas; Maristani Polidori Zamperetti |
DEB_9.pdf |
Larissa Andréia Maschke Pinheiro; | AS IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE |
Fernanda Soares Stallbaum; Patrícia Pereira Cava |
DEB_10.pdf |
Tavane Rodrigues | O ESTUDO DOS ALIMENTOS PARA UM CONSUMO CONSCIENTE – RELATO DE UMA OFICINA DO PIBID/QUÍMICA DA UFPEL |
Andressa Bento; Lucas Cardozo; Rochelle Duarte; Sandriane Duarte; Alex Garrido; Leticia Leal; Thaine Mota; Jhonatas Nunes; Charlene Paula; Juliana Saballa; Vitória Schiavon; Karla Terra; Aurélia Azevedo; Fábio André Sangiogo; Bruno Pastoriza |
DEB_11.pdf |
Luana Medina | AUTONOMIA E APRENDIZAGEM MUSICAL A PARTIR DO CORPO |
Lucian Leal; Rafael Garcia Borges |
|