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  • EDITAL Nº 48/2020 – SELEÇÃO DE ALUNO REGULAR (02/2020)

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
    Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
    Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
    Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciência dos Alimentos

    EDITAL Nº 48/2020

    SELEÇÃO DE ALUNO REGULAR (02/2020)
    A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Lato Sensu da Pró-Reitoria de
    Pesquisa e Pós-Graduação, bem como o Regimento do Curso de Especialização em Ciência dos Alimentos
    torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção dos candidatos ao Curso de
    Especialização em Ciência dos Alimentos, na modalidade de tutoria à distância, área de concentração em
    Tecnologia de Frutas e Hortaliças, nos termos estabelecidos neste Edital.

    I – DA INSCRIÇÃO
    As inscrições para o processo seletivo da Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos – Especialização, na
    modalidade de tutoria à distância, na área de concentração em Tecnologia de Frutas e Hortaliças, estarão
    abertas no período de 01 a 20 de julho de 2020, e deverão ser feitas exclusivamente pelo endereço
    eletrônico especializacao.ufpel@gmail.com.
    1- Poderão inscrever-se como candidatos os Graduados em Química de Alimentos, Engenharia de
    Alimentos, Agronomia, Engenharia Agrícola, Química, Química Industrial, Engenharia Química, Química
    Industrial de Alimentos, Economia Doméstica, Nutrição, Farmácia, Biologia, Tecnologia de Alimentos,
    Tecnologia Agroindustrial, Tecnologia em Fruticultura, Tecnologia em Viticultura e Enologia, Zootecnia,
    Gastronomia e áreas afins, todos reconhecidos pelo MEC.
    2- É obrigatório o preenchimento do Formulário de Inscrição obtido na página do curso
    http://wp.ufpel.edu.br/pgca/documentos/ o qual deverá ser acompanhado obrigatoriamente dos seguintes
    documentos:
    a) Cópia digitalizada do Diploma de Graduação frente e verso ou atestado de conclusão de Curso.
    b) Curriculum Vitae (no modelo do currículo Lattes/CNPQ) documentado, ou seja, acompanhado de
    cópia digitalizada frente e verso (se for o caso) dos documentos que comprovem as descrições do
    currículo.
    c) Cópia digitalizada do Histórico Escolar do Curso de Graduação com média final de rendimento.
    d) Cópia digitalizada da Carteira de Identidade, CPF e também da Certidão de Nascimento ou Casamento.
    e) Cópia digitalizada de uma fotografia em tamanho 3×4 (pode ser uma foto digitalizada).
    f) Cópia digitalizada do comprovante de pagamento da taxa de inscrição do processo seletivo, no valor de
    R$ 105,00 (cento e cinco reais) obtido através de pagamento de GRU conforme descrito a seguir.
    Emissão de GRU para pagamento da Inscrição
    – Acessar o endereço eletrônico “portal.ufpel.edu.br”;
    21/06/2020 SEI/UFPel – 0972712 – Edital de seleção PRPPGI
    https://sei.ufpel.edu.br/sei/controlador.php?acao=documento_imprimir_web&acao_origem=arvore_visualizar&id_documento=1111978&infra_siste… 2/4
    – Clicar no item “Serviços”;
    – Clicar no item “Guia de Recolhimento da União – GRU”;
    – Irá abrir automaticamente um formulário no ambiente SIAFI GRU-Impressão;
    – Preencher/selecionar o item “Unidade Gestora (UG)” como número 154047”;
    – Preencher/selecionar o item “Gestão” com o número 15264 – Fundação Universidade Federal de
    Pelotas”;
    – Preencher/selecionar o item “Código de Recolhimento” com o número 28911-6;
    – Clicar em avançar;
    – Irá abrir automaticamente um novo formulário;
    – Preencher/selecionar o item “Número de Referência” com o número 154373;
    – Preencher/selecionar o item “Competência” com o mês e o ano do pagamento;
    – Preencher/selecionar o item “Vencimento” com a data de 20 /07/2020;
    – Preencher os demais itens com informações do candidato;
    – Preencher/selecionar os itens “Valor Principal” e “Valor total” com o valor de R$ 105,00 (cento e cinco
    reais);
    – Clicar no item “Emitir GRU”;
    – Fazer o pagamento da GRU e enviar o comprovante de pagamento com os demais documentos exigidos
    na inscrição.
    3 – Os interessados deverão encaminhar para o e-mail especializacao.ufpel@gmail.com, toda a
    documentação digitalizada de 01 a 20 de julho de 2020. Os documentos deverão ser entregues
    fisicamente após a pandemia, em data a ser informada em outro momento pela coordenação do
    curso.
    4 – Informações adicionais poderão ser obtidas através do e-mail especializacao.ufpel@gmail.com.

    II – DA SELEÇÃO
    A seleção dos candidatos inscritos constará da análise do Curriculum Vitae e histórico escolar. Esta
    avaliação será realizada por uma Comissão designada pela Comissão Coordenadora do Curso.

    III – DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
    A Comissão de Avaliação levará em consideração:
    a) Na análise dos documentos: os critérios descritos no Formulário de Avaliação do Curriculum Vitae em
    anexo (ANEXO I) e disponível na página do curso (http://wp.ufpel.edu.br/pgca/documentos/).

    IV – DAS VAGAS
    Total: 16 (dezessete) vagas

    V – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
    21/06/2020 SEI/UFPel – 0972712 – Edital de seleção PRPPGI
    https://sei.ufpel.edu.br/sei/controlador.php?acao=documento_imprimir_web&acao_origem=arvore_visualizar&id_documento=1111978&infra_siste… 3/4
    a) A lista dos candidatos pré-selecionados será divulgada em ordem alfabética dos nomes. A divulgação
    será feita na página do Curso (http://wp.ufpel.edu.br/pgca/) e no portal da UFPel (http://www.ufpel.edu.br)
    a partir do dia 21 de agosto de 2020.
    b) A lista final dos candidatos selecionados será divulgada a partir do dia 27 de agosto de 2020.
    c) A matrícula dos candidatos selecionados será realizada nos dias 31 de agosto de 2020 e 01 de
    setembro de 2020, através do preenchimento e envio do formulário de matrícula disponível na página do
    curso (http://wp.ufpel.edu.br/pgca/documentos/). O curso iniciará a partir do dia 09 de setembro de 2020.

    VI – DOS RECURSOS
    a) O recurso ao resultado da homologação das candidaturas deve ser encaminhado por escrito para a
    Comissão de Avaliação no prazo de até 72 (setenta e duas) horas contadas a partir da divulgação dos
    resultados.
    b) A análise dos recursos será feita pela Comissão Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu
    de Especialização em Ciência dos Alimentos, levando em conta a aplicação dos critérios dispostos neste
    Edital, bem como o acesso do requerente a informações e documentos por este produzidos e, demonstrada
    a necessidade e justificado o interesse, por qualquer outro candidato do certame, em todas as etapas do
    processo seletivo.

    VII – DISPOSIÇÕES FINAIS
    – Terão direito à matrícula os candidatos selecionados até o limite máximo de vagas.
    – Caso o candidato selecionado não efetue a matrícula nos dias especificados neste edital perderá o direito
    a vaga e será chamado o próximo candidato classificado para ocupar a vaga.
    – Não é obrigatório o preenchimento do número total de vagas oferecidas, no entanto, para a viabilização
    do Curso será necessário no mínimo 10 (dez) candidatos selecionados.
    – O candidato selecionado que estiver com pendência na documentação requerida para a inscrição, não
    poderá efetuar sua matrícula.
    – O Curso prevê a realização de um encontro presencial, conforme descrito em seu regimento
    (http://wp.ufpel.edu.br/pgca/documentos/), com duração de 5 (cinco) dias (seg. a sex.). As despesas
    decorrentes com deslocamento, estadia e alimentação durante o encontro serão de responsabilidade dos
    alunos. Os encontros presenciais previstos dependerão da pandemia, podendo ser substituídos pela
    forma virtual ou realizados em momento que possibilite o encontro de forma segura.
    – A inscrição no processo implica na aceitação plena de todos os termos emitidos nesse Edital.
    – O que não estiver previsto neste Edital segue o Regimento do Curso de Pós-Graduação em Ciência dos
    Alimentos e o Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas.

    Pelotas, 10 de junho de 2020.

    ____________________________________________
    Prof. Eliezer Avila Gandra
    Coordenador do Curso de Especialização em Ciência dos Alimentos

    _____________________________________________
    Prof. Flávio Fernando Demarco
    Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
    ____________________________________________
    Prof. Pedro Rodrigues Curi Hallal
    Reitor da UFPel

  • APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
    CENTRO DE CIÊNCIAS QUÍMICAS FARMACÊUTICAS E DE ALIMENTOS
    Curso de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos (PGCA)
    Propostas da Chapa Rosana Colussi e Elizangela Gonçalves de Oliveira para
    os cargos de coordenador e coordenador adjunto do Curso de Pós-Graduação
    em Ciência dos Alimentos
    A chapa compromete-se em:
    – Tramitar todas as questões relativas às atividades do Curso.
    – Fazer tramitar os processos inerentes às atividades do Curso.
    – Convocar e presidir as reuniões de Colegiado.
    – Zelar pelos documentos inerentes ao Curso.
    – Encaminhar as demandas do Curso às respectivas instâncias.
    – Divulgar o Curso e desenvolver estratégias para manutenção dos discentes.
    – Representar o Curso em todas as instâncias de competência e sempre que
    solicitado.
    – Desempenhar outras atribuições que venham a ser definidas pelo CCQFA ou
    UFPel.
    Rosana Colussi
    Candidata a Coordenação do Curso
    Elizangela Gonçalves de Oliveira
    Candidata a Coordenação Adjunta do Curso