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EDITAL Nº 48/2020 – SELEÇÃO DE ALUNO REGULAR (02/2020)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ciência dos Alimentos

EDITAL Nº 48/2020

SELEÇÃO DE ALUNO REGULAR (02/2020)
A Universidade Federal de Pelotas em conformidade com o Regimento Lato Sensu da Pró-Reitoria de
Pesquisa e Pós-Graduação, bem como o Regimento do Curso de Especialização em Ciência dos Alimentos
torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de seleção dos candidatos ao Curso de
Especialização em Ciência dos Alimentos, na modalidade de tutoria à distância, área de concentração em
Tecnologia de Frutas e Hortaliças, nos termos estabelecidos neste Edital.

I – DA INSCRIÇÃO
As inscrições para o processo seletivo da Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos – Especialização, na
modalidade de tutoria à distância, na área de concentração em Tecnologia de Frutas e Hortaliças, estarão
abertas no período de 01 a 20 de julho de 2020, e deverão ser feitas exclusivamente pelo endereço
eletrônico especializacao.ufpel@gmail.com.
1- Poderão inscrever-se como candidatos os Graduados em Química de Alimentos, Engenharia de
Alimentos, Agronomia, Engenharia Agrícola, Química, Química Industrial, Engenharia Química, Química
Industrial de Alimentos, Economia Doméstica, Nutrição, Farmácia, Biologia, Tecnologia de Alimentos,
Tecnologia Agroindustrial, Tecnologia em Fruticultura, Tecnologia em Viticultura e Enologia, Zootecnia,
Gastronomia e áreas afins, todos reconhecidos pelo MEC.
2- É obrigatório o preenchimento do Formulário de Inscrição obtido na página do curso
http://wp.ufpel.edu.br/pgca/documentos/ o qual deverá ser acompanhado obrigatoriamente dos seguintes
documentos:
a) Cópia digitalizada do Diploma de Graduação frente e verso ou atestado de conclusão de Curso.
b) Curriculum Vitae (no modelo do currículo Lattes/CNPQ) documentado, ou seja, acompanhado de
cópia digitalizada frente e verso (se for o caso) dos documentos que comprovem as descrições do
currículo.
c) Cópia digitalizada do Histórico Escolar do Curso de Graduação com média final de rendimento.
d) Cópia digitalizada da Carteira de Identidade, CPF e também da Certidão de Nascimento ou Casamento.
e) Cópia digitalizada de uma fotografia em tamanho 3×4 (pode ser uma foto digitalizada).
f) Cópia digitalizada do comprovante de pagamento da taxa de inscrição do processo seletivo, no valor de
R$ 105,00 (cento e cinco reais) obtido através de pagamento de GRU conforme descrito a seguir.
Emissão de GRU para pagamento da Inscrição
– Acessar o endereço eletrônico “portal.ufpel.edu.br”;
21/06/2020 SEI/UFPel – 0972712 – Edital de seleção PRPPGI
https://sei.ufpel.edu.br/sei/controlador.php?acao=documento_imprimir_web&acao_origem=arvore_visualizar&id_documento=1111978&infra_siste… 2/4
– Clicar no item “Serviços”;
– Clicar no item “Guia de Recolhimento da União – GRU”;
– Irá abrir automaticamente um formulário no ambiente SIAFI GRU-Impressão;
– Preencher/selecionar o item “Unidade Gestora (UG)” como número 154047”;
– Preencher/selecionar o item “Gestão” com o número 15264 – Fundação Universidade Federal de
Pelotas”;
– Preencher/selecionar o item “Código de Recolhimento” com o número 28911-6;
– Clicar em avançar;
– Irá abrir automaticamente um novo formulário;
– Preencher/selecionar o item “Número de Referência” com o número 154373;
– Preencher/selecionar o item “Competência” com o mês e o ano do pagamento;
– Preencher/selecionar o item “Vencimento” com a data de 20 /07/2020;
– Preencher os demais itens com informações do candidato;
– Preencher/selecionar os itens “Valor Principal” e “Valor total” com o valor de R$ 105,00 (cento e cinco
reais);
– Clicar no item “Emitir GRU”;
– Fazer o pagamento da GRU e enviar o comprovante de pagamento com os demais documentos exigidos
na inscrição.
3 – Os interessados deverão encaminhar para o e-mail especializacao.ufpel@gmail.com, toda a
documentação digitalizada de 01 a 20 de julho de 2020. Os documentos deverão ser entregues
fisicamente após a pandemia, em data a ser informada em outro momento pela coordenação do
curso.
4 – Informações adicionais poderão ser obtidas através do e-mail especializacao.ufpel@gmail.com.

II – DA SELEÇÃO
A seleção dos candidatos inscritos constará da análise do Curriculum Vitae e histórico escolar. Esta
avaliação será realizada por uma Comissão designada pela Comissão Coordenadora do Curso.

III – DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A Comissão de Avaliação levará em consideração:
a) Na análise dos documentos: os critérios descritos no Formulário de Avaliação do Curriculum Vitae em
anexo (ANEXO I) e disponível na página do curso (http://wp.ufpel.edu.br/pgca/documentos/).

IV – DAS VAGAS
Total: 16 (dezessete) vagas

V – DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
21/06/2020 SEI/UFPel – 0972712 – Edital de seleção PRPPGI
https://sei.ufpel.edu.br/sei/controlador.php?acao=documento_imprimir_web&acao_origem=arvore_visualizar&id_documento=1111978&infra_siste… 3/4
a) A lista dos candidatos pré-selecionados será divulgada em ordem alfabética dos nomes. A divulgação
será feita na página do Curso (http://wp.ufpel.edu.br/pgca/) e no portal da UFPel (http://www.ufpel.edu.br)
a partir do dia 21 de agosto de 2020.
b) A lista final dos candidatos selecionados será divulgada a partir do dia 27 de agosto de 2020.
c) A matrícula dos candidatos selecionados será realizada nos dias 31 de agosto de 2020 e 01 de
setembro de 2020, através do preenchimento e envio do formulário de matrícula disponível na página do
curso (http://wp.ufpel.edu.br/pgca/documentos/). O curso iniciará a partir do dia 09 de setembro de 2020.

VI – DOS RECURSOS
a) O recurso ao resultado da homologação das candidaturas deve ser encaminhado por escrito para a
Comissão de Avaliação no prazo de até 72 (setenta e duas) horas contadas a partir da divulgação dos
resultados.
b) A análise dos recursos será feita pela Comissão Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu
de Especialização em Ciência dos Alimentos, levando em conta a aplicação dos critérios dispostos neste
Edital, bem como o acesso do requerente a informações e documentos por este produzidos e, demonstrada
a necessidade e justificado o interesse, por qualquer outro candidato do certame, em todas as etapas do
processo seletivo.

VII – DISPOSIÇÕES FINAIS
– Terão direito à matrícula os candidatos selecionados até o limite máximo de vagas.
– Caso o candidato selecionado não efetue a matrícula nos dias especificados neste edital perderá o direito
a vaga e será chamado o próximo candidato classificado para ocupar a vaga.
– Não é obrigatório o preenchimento do número total de vagas oferecidas, no entanto, para a viabilização
do Curso será necessário no mínimo 10 (dez) candidatos selecionados.
– O candidato selecionado que estiver com pendência na documentação requerida para a inscrição, não
poderá efetuar sua matrícula.
– O Curso prevê a realização de um encontro presencial, conforme descrito em seu regimento
(http://wp.ufpel.edu.br/pgca/documentos/), com duração de 5 (cinco) dias (seg. a sex.). As despesas
decorrentes com deslocamento, estadia e alimentação durante o encontro serão de responsabilidade dos
alunos. Os encontros presenciais previstos dependerão da pandemia, podendo ser substituídos pela
forma virtual ou realizados em momento que possibilite o encontro de forma segura.
– A inscrição no processo implica na aceitação plena de todos os termos emitidos nesse Edital.
– O que não estiver previsto neste Edital segue o Regimento do Curso de Pós-Graduação em Ciência dos
Alimentos e o Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas.

Pelotas, 10 de junho de 2020.

____________________________________________
Prof. Eliezer Avila Gandra
Coordenador do Curso de Especialização em Ciência dos Alimentos

_____________________________________________
Prof. Flávio Fernando Demarco
Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
____________________________________________
Prof. Pedro Rodrigues Curi Hallal
Reitor da UFPel

Publicado em 22/06/2020, em Sem categoria.