PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um grupo de estudos para a melhoria da graduação, criado em 1979 e ativo em universidades de todo o país.

A Faculdade de Meteorologia está no programa desde novembro de 1991, sendo os principais focos do grupo a formação acadêmica ampla, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva, a interação contínua entre participantes e corpos docente e discente e o planejamento e execução de um programa diversificado de atividades voltadas à Faculdade, como organização de eventos, realização de cursos básicos  e monitorias. Ao fazer parte do grupo, o aluno tem ingresso garantido em projetos de pesquisa, ensino ou extensão, supervisionado por um pesquisador, despertando o interesse científico.

Cada grupo PET conta com 12 bolsistas, um tutor e ainda alunos não bolsistas. A renovação dos bolsistas é feita anualmente por meio de processo seletivo, quando da saída daqueles que concluem a graduação, ou semestralmente, em caso de reprovação ou motivo extraordinário. São requisitos para a bolsa estar no 2º, 3º ou 4º semestre e possuir no máximo uma reprovação. A dedicação é de 20h semanais.

E este é o atual grupo PET Meteorologia da Faculdade de Meteorologia da UFPel!  🙂