PELA VISÃO MAIS SIMPLISTA, SEJAM BEM VINDOS!

De tantos cursos oferecidos pela Universidade Federal de Pelotas, o que tenha mais te instigado ou te motivado a continuar estudando em busca de um diploma, foi Meteorologia. Talvez você não tenha procurado informações sobre este, mas mesmo assim imaginando e prevendo que suas decisões tenham sido por amor ao céu e ao que ele proporciona a cada dia, você acaba confirmando sua inscrição e entrando para faculdade. Embora aos olhos de muitas pessoas a Meteorologia encanta e cativa por sua capacidade de “prever” o amanhã, são poucos que sabem, de que toda essa carga e tentativa de arriscar o futuro seja tão árdua e ágil ao mesmo tempo. Resumo com essas palavras, porque a simplicidade com que as pessoas olham para o céu e dali parte um conceito de tempo que pode ser bom ou ruim, não faz comparação com todo o esforço com que um meteorologista realiza uma previsão, seja ela para a população ou para fins capitalistas. Enganam-se quem pensa que neste curso verá geografia em forma de céu, enganam-se também quem imagina que o meteorologista só faz observação e se ilude quem acha que o curso é fácil. Desde já posso afirmar:“entra quem quer e sai quem sobrevive!”. Brinco no jogo das palavras e embora sabendo que tenha um fundo de verdade, admito que souapaixonada por céu e aprecio o movimento das nuvens, mas nem todo dia  tem sol e partindo dessa afirmação começo a escrever sobre a instigante maneira de como essa riqueza de perturbações atmosféricas prendem alguns alunos ao curso e fazem a vontade de permanecer só crescer. As dificuldades nele apresentadas como sua grade curricular bem recheada de cálculo e física nos remete a bastante esforço e foco, porém, o conhecimento adquirido e a busca pelas respostas de muitas dúvidas deixa o curso cada vez mais interessante, é nele que descobrimos o porque de raios surgirem numa tempestade, porque a região onde se localiza a linha do equador apresenta temperaturas altas, porque após a precipitação normalmente há uma queda de temperatura e porque atrás do céu escuro haverá sempre o céu azul. A importância e finalidade desses estudos e pesquisas refletem tanto na economia quanto na política, visto que o ser humano tem tomado como base para planejamento de qualquer objetivo seja ele material, profissional ou pessoal, a previsão de como estará o decorrer do seu dia, tanto para prevenir de catástrofes naturais como enxurradas, alagamentos, desmoronamentos, ou até para fins do lazer, como a realização de uma viagem nas férias. É dentre essas e outras questões que demonstram o quanto o curso transmite e trabalha em prol da população,que eu lhe pergunto, vai fugir ou vai amar, vai correr ou vai lutar, vai desistir ou estudar? Venha para ficar, nesse giro que dura 365dias, a meteorologia o convida a estudar investigando e respeitando a nossa atmosfera.

Assinado: NatháliaBissaquePessota