INFLUÊNCIA DAS FRIAGENS NAS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS DA REGIÃO AMAZÔNICA

Além da importância de sua biodiversidade, a floresta Amazônica, é fator decisivo no clima não apenas do norte do brasil, afinal trata-se da maior floresta tropical permanente do mundo(FUJISAKA et al., 1998).Devido sua posição geográfica, ela recebe grande quantidade de energia em forma de radiação solar durante o ano todo (OLIVEIRA et al., 2004), e isto, associado a outros processos naturais, faz com que seu papel seja fundamental no balanço de energia do restante do planeta (FITZJARRALD & MOORE, et al., 1990).

Entre o período que vai de maio a setembro, esta região é atingida pelo fenômeno chamado de friagem. A friagem é um evento recorrente no centro-oeste e norte do Brasil, caracterizada por uma acentuada queda da temperatura devido a passagem de uma forte massa de ar polar capaz de atingir a região, que dura aproximadamente de cinco a seis dias.    A ocorrência deste fenômeno muda de maneira considerável as condições meteorológicas da região, provocando além da diminuição da temperatura, diminuição da umidade relativa, e um aumento da velocidade do vento (OLIVEIRA et al., 2004; VON RANDOW et al., 2004).

Também é possível notar durante a passagem destas frentes frias um decréscimo nos valores médios horários e diários de radiação solar global incidente e fletida, devido a maior nebulosidade trazida pelo fenômeno. Desta maneira, é uma consequência natural um aumento no albedo durante os dias do evento. A radiação de onda longa, uma das responsáveis pelo aquecimento da atmosfera em níveis próximos da superfície terrestre, também tem seu valor reduzido em comparação com a média nos dias anteriores a friagem, bem como a temperatura média que diminui aproximadamente 4ºC durante este período.

A ocorrência deste fenômeno muda de maneira considerável as condições meteorológicas da regiãoem certo intervalo de tempo; no entanto, como o fenômeno não possui longa duração, não são sentidas grandes transformações no meio. A análise das variáveis meteorológicas é um fator considerável na determinação das características de um bioma, e, por isso, os estudos relacionados com a entrada de massas de ar polar no sul da Amazônia são importantes para se compreender a magnitude e as possíveis modificações do clima.