Memórias PET

O Projeto PET na Escola foi desenvolvido para promover a interação entre os integrantes do PET Engenharia Hídrica com a comunidade. O projeto tem o intuito de compartilhar o conhecimento adquirido durante a graduação e conscientizar a comunidade, professores e alunos da cidade de Pelotas sobre o uso da água, com o objetivo de expandir e compartilhar o conhecimento na área de recursos hídricos, abordando temáticas relacionadas à educação ambiental e preservação de solo e água. Além disso, objetiva levar o petiano à comunidade, propiciando esta interface de contato, e trazendo um crescimento social ao aluno promotor da ação.
#PETEngenhariaHídrica #PETnaEscola2016

 

O InterPET é uma reunião mensal realizada por todos os grupos PET’s da UFPel, onde são discutidos e decididos assuntos de comum interesse para todos os grupos. É um momento em que os grupos podem expandir as relações de trabalho, relatar o que está sendo realizado no seu grupo, além do conhecimento das regulamentações e do andamento do programa em nível local, regional e nacional, e é claro, saber das ações promovidas por cada grupo PET que faz parte da UFPel.

 

O Projeto Mesa Redonda é uma atividade que visa um espaço democrático que consiste em um debate com assuntos relacionados a causas sociais e atuais, muitos ainda considerados tabus, sendo importantes para a formação de um profissional. Tentar esclarecer ao público acadêmico e a comunidade geral temas referentes ao seu dia a dia com o objetivo de esclarecer dúvidas e estimular a discussão sobre o tema que será abordado. Além de despertar a empatia com o próximo, enriquecendo de forma positiva o estudante dentro da sociedade inserida.

 

O Projeto Viagem de Estudos tende a gerar um encontro do acadêmico com o universo profissional, proporcionando aos participantes uma formação mais ampla. A realização destas é de extrema relevância para os alunos da graduação, sendo possível observar o ambiente real em pleno funcionamento, além de ser possível verificar sua dinâmica, organização e todos os fatores teóricos implícitos nela, além disso, também é possível verificar aspectos teóricos que regem o mercado de trabalho. Muitos estudos e pesquisas requerem também tal visita já que há a necessidade de verificar hipóteses, teses e teorias na prática.
#ViagemdeEstudos2016 #ItaipuBinacional

 

O Projeto Olimpíadas da Água consistiu em uma interação entre alunos das escolas e integrantes do grupo PET Engenharia Hídrica através de uma olimpíada, onde o principal assunto a ser tratado e disputado através de perguntas será os recursos hídricos, abrangendo uma área ampla de meio ambiente e consequências/causa dos problemas enfrentados pelo gerenciamento dos recursos. As perguntas tendiam a ser estimulantes e competitivas entre os alunos para gerar um estímulo para o conhecimento e dessa forma introduzir alguns assuntos ao cotidiano dos participantes podendo ser disseminado para seus familiares.
#OlímpiadasdaÁgua2016

 

O Projeto PETLab tem como propósito a interação dos petianos com os laboratórios do curso de Engenharia Hídrica e de cursos com áreas afins. Além de disseminar conhecimento, promover a formação ampla e de qualidade acadêmica, proporcionar o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, dentro dos laboratórios. Nas fotos a seguir, são dispostas apresentações dos petianos sobre trabalhos desenvolvidos nos laboratórios no ano de 2018.

 

O Projeto Dia Mundial da Água comemora-se no dia 22 de março sendo uma data destinada a reflexão, discussão e conscientização da população sobre o tema água, nesta data aborda temas como a conservação e proteção dos recursos hídricos, além de medidas para mitigar a poluição do meio ambiente. O grupo PET realiza ações alusivas ao Dia Mundial da Água, buscando a troca de informações e a conscientização dos alunos do curso de Engenharia Hídrica e a comunidade acadêmica em geral.

 

O Projeto Café com Calouros é um evento realizado para recepcionar os alunos ingressantes do curso de Engenharia Hídrica. Onde o grupo PET-EH apresenta a estrutura da UFPel, explicando em qual Unidade Acadêmica o curso de Engenharia Hídrica está inserido. O evento visa a interação entre os alunos ingressantes, professores, técnicos, alunos do curso, bolsistas do grupo PET, coordenação do curso e direção da unidade.

 

O Projeto Ensina PET é uma atividade, na qual cada petiano tem a oportunidade de mostrar aos demais integrantes do grupo as suas habilidades. A atividade desenvolvida pode ser tanto no âmbito técnico profissionalizante como artístico. Foi criada com intuito de proporcionar uma maior integração entre os petianos.

 

O Projeto PET na Tutoria consiste na apresentação do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Hídrica aos alunos ingressantes do curso. A atividade ocorre durante a disciplina de Tutoria Acadêmica I. Busca-se com a atividade uma maior integração entre os alunos e que os ingressantes possam se sentir em um ambiente feliz.

O Projeto Hídrica de Portas Abertas foi uma proposta para integrar alunos, escolas, família e amigos dos alunos do curso de Engenharia Hídrica sobre os trabalhos realizados nos laboratórios do curso, linhas de pesquisa e extensão oferecidos pelos professores. Desse modo, buscou-se aproximar os diversos grupos do ambiente em que os petianos, convivem grande parte do seu tempo.

O evento SULPET acontece na região sul do Brasil onde todos os petianos e tutores das universidades se fazem presentes. O evento é uma forma de possibilitar o conhecimento em outras áreas, interação entre os grupos e saber o que está sendo desenvolvido em outras instituições.

No ano de 2019 o grupo PET Engenheira Hídrica realizou uma ação solidária e cheia de amor convidando a comunidade em geral da Universidade Federal de Pelotas para a doação de sangue no Hemocentro Regional de Pelotas!
A doação de sangue é um ato altruísta e totalmente voluntário, que pode salvar vidas, siga doando ❤️
O Hemocentro Regional de Pelotas fica localizado na Av. Bento Gonçalves, 4569 – Fragata, Pelotas/RS, fone (53) 3222-3002.

A participação dos integrantes do grupo PET em congressos, seminários, simpósios e outras atividades que contribuam para o desenvolvimento intelectual do grupo, se torna importante para a formação acadêmica e profissional do petiano, além de proporcionar experiências e um contato com discentes e docentes de outras áreas.

O projeto Café com Calouros é um evento realizado para recepcionar os alunos ingressantes do curso de Engenharia Hídrica. Onde o grupo PET-EH apresenta a estrutura da UFPel, explicando em qual Unidade Acadêmica o curso de Engenharia Hídrica está inserido. O evento visa a interação entre os alunos ingressantes, professores, técnicos, alunos do curso, bolsistas do grupo PET, coordenação do curso e direção da unidade.

O ponto de coleta de óleo alocado no Campus Anglo, atividade do grupo PET Engenharia Hídrica realizada no ano de 2018 juntamente com o curso de Engenharia Hídrica.

As consequências do descarte de óleo no ambiente são as mais diversas, afeta animais que ingerem as águas poluídas, impermeabiliza o solo e as raízes de plantas impedindo a absorção de nutrientes, adere às penas de aves impossibilitando o seu voo. As moléculas de óleo criam uma camada superficial na água que dificulta a penetração de luz, a oxigenação da água e consequentemente, altera a reprodução de algas, fitoplancton e peixes, causando um desequilíbrio no sistema aquático afetado.

Além das consequências ambientais, a poluição causada por óleo nas águas dos rios aumenta o custo no tratamento do esgoto em até 45%. Os métodos químicos utilizados para a despoluição da água eleva o custo da conta no final do mês para o consumidor. O óleo também é responsável por aumentar a aderência de sujeira nos canos de escoamento de esgoto, para desentupir é necessário utilizar outros agentes químicos poluentes, aumentando ainda mais o impacto ambiental dos resíduos despejados nos rios.

Para evitar os danos causados ao meio ambiente o óleo comestível doméstico pode ser reciclado de diversas maneira: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel. A maior parte do que é coletado é reciclado sob a forma de sabão ou mesmo de biodiesel.
Fonte: Ecodebate, 2012.

O projeto Ensina PET é uma atividade, na qual cada petiano tem a oportunidade de mostrar aos demais integrantes do grupo as suas habilidades. A atividade desenvolvida pode ser tanto no âmbito técnico profissionalizante como artístico. Foi criada com intuito de proporcionar uma maior integração entre os petianos. A imagem ilustra o EnsinaPET de 2014.

 

O projeto PET Casa Lar é uma atividade realizada em uma entidade acolhedora de crianças ou idosos com o intuito de confraternizar. A atividade busca alegrar o dia a dia das pessoas. Além de proporcionar aos integrantes do grupo PET-EH, a sensibilidade e o carinho ao entrar em contato com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, pois ao se colocar no lugar do próximo, somos capazes de ser seres humanos melhores.

 

A memória da participação do PET-EH na IV Semana Acadêmica da Engenharia Hídrica, o grupo realizou a Ação de Extensão Sobre o Uso Consciente dos Recursos Hídricos. O projeto teve por objetivo transmitir informação através da comunicação visual sobre a importância de se preservar os recursos hídricos e levando informações a respeito da poluição e desperdício de modo global. Conscientizando à comunidade acadêmica sobre este bem tão importante na nossa vida: A ÁGUA!💦

 

Esta edição do projeto Barcada ocorreu no dia 5 de março de 2018 onde realizou-se a recepção do alunos ingressantes em 2017 no curso de graduação em Engenharia Hídrica, navegando pelo Canal São Gonçalo e Lagoa Mirim, em direção à Rio Grande, onde os alunos foram recepcionados no CCMar.

 

Publicado em Sem categoria.