Gurias da Computação

O que é o projeto Gurias da Comp?

Gurias da Comp é um projeto da Universidade Federal de Pelotas, que tem como objetivo apoiar as discentes, mas também promover um ambiente inclusivo e seguro dentro dos cursos de Engenharia da Computação e Ciência da Computação. O projeto surgiu por causa da constatação que as alunas enfrentam muitas dificuldades no ambiente acadêmico como desencorajamento por parte de colegas e casos de assédio.

Em essência, o projeto não pretende apenas fomentar um ambiente acolhedor para as mulheres, mas também busca desafiar e enfraquecer normas e praticas que perpetuam a desigualdade de gênero em áreas da Computação. Por meio do dialogo e da ação, esse projeto tem o objetivo de contribuir para uma mudança positiva nesse cenário dentro do ambiente acadêmico e no mercado de trabalho para mulheres das áreas de tecnologia da informação.

O projeto surgiu através de uma pesquisa para conhecer os estímulos durante a infância que influenciaram as garotas na escolha pela computação com as discentes dos cursos de Ciência e Engenharia de Computação. A partir dessa pequisa, começamos a realizar encontros periódicos chamando todas as alunas dos cursos para relatar as vivências e experiências que elas tiveram.

Siga o Instagram @guriasdacomp para acompanhar nosso projeto.

Encontros

Março de 2023

No primeiro encontro relazado teve o objetivo de conversar sobre as experiências que as alunas estavam passando. Foi discutido sobre o descaso da universidade perante os casos de assédio, sobre casos de intimidação moral que ocorrem frequentemente nas classes dos semestres iniciantes e o que poderia ser feito para que este cenário mudasse. Alunas que já estão perto de se formar contaram suas experiências passadas, quando eram ingressantes e como foram se adaptando a esse meio acadêmico majoritariamente masculino.

Abril de 2023

Em abril de 2023, houve o segundo “Café das Gurias” com o objetivo de acolher as calouras, contando com a presença das professoras que foram convidadas para o evento. Foi discutido as percepções das alunas do 1° semestre da faculdade, algumas relataram que estavam com dificuldades de socialização e sentiram a desigualdade de gênero nesse ambiente, fato que não tinham notado com tanta ênfase em momentos anteriores das suas vidas. As professoras comentaram sobre a sua formação e como lidavam com isso, tanto no âmbito pessoal quanto acadêmico.

Junho de 2023

No terceiro café, realizado em junho de 2023, houve um debate sobre a situação das mulheres nas instituições estudantis da computação, que são: o PET Computação, o Diretório Acadêmico Blaise Pascal, a Atlética da Computação, a equipe de robótica Pinguim Bots e a empresa júnior Hut8.

Julho de 2023

Falamos sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho, sobre o meio academico e tivemos a participação de membros da Hut8 para conversar sobre iniciativas para engajar a participação feminina na empresa. Juntos, concluímos que a comunidade está presa em um ciclo em que as alunas não se inscrevem no processo seletivo da empresa júnior por não ter desenvolvedoras na empresa e a empresa não consegue contratar mulheres pois não tem inscritas.

Novembro de 2023

No Café de Novembro de 2023, falamos sobre ações educativas para para criar um ambiente acolhedor para as alunas.

Março de 2024

Em março de 2024, tivemos o Café das Gurias - Trans Edition, um evento incrível que teve como objetivo compartilhar a vivência trans na universidade. Agradecemos às palestrantes Alessandra e Rafaela por aceitarem o convite.

Publicações

SIIEPE

ComIng