Shadow

Fechamento da atividade Cara a Cara na turma do turno da tarde da escola Ferreira Vianna

Na última sexta-feira foi encerrada a atividade Cara-a-Cara com a realização de um teste para avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos. A atividade Cara-a-Cara tem por objetivo desenvolver habilidades básicas de tratamento de informação, motivando os alunos, através da construção de um jogo, a coletar, organizar e analisar a informação obtida. Esta atividade trata das seguintes habilidades do Pensamento Computacional: Coleta de Dados Análise de Dados Representação de Dados Mais informações sobre a atividade Cara-a-Cara podem ser encontradas no Wiki do projeto.

Início da atividade Caça ao Tesouro no colégio Pelotense

Hoje inicia-se as atividades de 2015 pelo grupo EXPPC, no colégio Pelotense. A primeira atividade é denominada de Caça ao Tesouro e esta atividade tem por objetivo desenvolver habilidades relacionadas à busca de dados, utilizando como recurso motivacional um jogo denominado “Caça ao Tesouro”. São apresentados três diferentes algoritmos de busca: linear, binária e busca em tabela hash, todos abordados sob a perspectiva do jogo. O objetivo do jogo “Caça ao Tesouro” é encontrar, com o menor número de palpites possível, um determinado tesouro escondido. Nesta tarefa de hoje, a busca linear é explorada de forma concomitante às instruções do jogo. Através de mapas disponibilizados aos alunos e ao professor, estes se alternam escondendo e procurando tesouros em seus respectivos mapas. Esta ...

Atividades na escolas começam a partir de 12 de maio

Nesse ano, foram designadas três turmas do quinto ano do ensino fundamental em duas escolas de Pelotas. O projeto EXP-PC atuará nas escolas E.M.E.F. Ferreira Vianna, uma turma de manhã e outra a tarde, e uma turma no Colégio Municipal Pelotense, pela manhã. No primeiro encontro, será aplicado um teste para avaliação dos conhecimentos prévios dos alunos e um questionário socioeconômico. As atividades dos anos anteriores foram modificadas e revisadas, com trabalho de novos bolsistas e voluntários, e tem foco nas habilidades computacionais de coleta, análise e representação de dados; decomposição de problemas e organização de dados; e algoritmos e procedimentos.