ALADI e o Dia Pan-Americano: Promovendo a Cooperação entre os Países das Américas

No último domingo, dia 14 de abril, foi comemorado o Dia Pan-Americano, que marca a primeira Conferência Internacional dos Estados Americanos, em 1890. Nessa conferência foi criada a União Internacional das Repúblicas Americanas, que foi a precursora da Organização Internacional dos Estados Americanos (OEA).  A união dos países das Américas foi proposta pelo político cubano José Martí, que buscava fortalecer os laços. A data simboliza a ideia de solidariedade e cooperação entre as nações do continente americano. Em alguns países pan-americanos são realizados desfiles, peças, orquestras se apresentam, entre outras celebrações.

A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) é um bom exemplo de integração e cooperação entre os países da América.

XXIV Reunião da Comissão de Seguimento do Acordo de Transporte Internacional Terrestre (ATIT)

 

O que é e qual a importância da ALADI para os países latino-americanos?

Composta por treze países, – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela – é o maior grupo latino-americano de integração, representando, em conjunto, 20 milhões de quilômetros quadrados e mais de 510 milhões de habitantes. A ALADI é um organismo internacional criado em 12 de Agosto de 1980, a partir do Tratado de Montevidéu. A associação foi fundada para substituir a Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC), que foi criada em 1960. A ALALC tinha um escopo mais limitado, enquanto a ALADI ampliou seu foco para incluir não apenas o comércio, mas também questões de prosperidade econômica e cooperação. 

O objetivo da ALADI é promover o avanço econômico e social dos países membros, estimular o comércio entre os países latino-americanos e facilitar a cooperação econômica e técnica. Para possibilitar essa integração são utilizados diversos tipos de mecanismos, tendo como exemplo: tratados de livre comércio, acordos de complementação econômica, negociações de cooperação e convênios de financiamento. Além disso, os acordos feitos por meio da ALADI podem abranger várias áreas, tais como, comércio de bens e serviços, investimento, facilitação comercial, cooperação aduaneira, promoção de exportações, aprimoramento tecnológico e cooperação em setores específicos, como agricultura, indústria, turismo e energia.

A ALADI contribuiu para o aumento do comércio intra-regional entre os países membros e para o fortalecimento das relações econômicas e comerciais entre eles. No entanto, os resultados da união ainda enfrentam desafios, como divergências entre os países membros em relação a políticas comerciais e tarifárias, assimetrias econômicas e estruturais entre os países participantes e necessidade de fortalecer a integração produtiva e tecnológica. A Associação Latino-Americana de Integração continua trabalhando na promoção da inserção econômica e no fortalecimento das relações entre os países membros.

Por fim, podemos ver que a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) e o Dia Pan-Americano estão conectados por sua missão de promover a cooperação e integração entre os países das Américas. Enquanto o Dia Pan-Americano celebra a união e solidariedade entre as nações do continente, a ALADI trabalha para fortalecer os laços econômicos e comerciais entre os países latino-americanos. Amboscompartilham o objetivo de incentivar relações positivas e colaborativas entre os países das Américas, buscando realizar o desenvolvimento econômico, social e político em toda a região. Portanto, a ALADI e o Dia Pan-Americano representam esforços para construir uma comunidade mais unida e próspera em todo o continente americano.

TEXTO POR: Nadiély Souza – Assistente de Press do PelotasMUN 2024