Uma revolução: as mulheres e as relações internacionais.

Março, mais especificamente o dia 8, é um período dedicado a celebrar as conquistas sociais, políticas e culturais das mulheres ao redor do mundo, além de chamar a atenção para as desigualdades e discriminações que ainda se fazem presentes dentro das universidades, empresas, núcleos familiares e em tantas outras situações cotidianas. O sexismo coloca, mesmo que inconscientemente, as capacidades e opiniões de uma mulher como ínferas ou até mesmo prejudica as mulheres em posições de liderança dentro de uma instituição, ignorando-as e ultrapassando-as sem menor necessidade, visto que sem a decisão de uma mulher em posição de liderança, nada é decidido.

É perceptível que nos últimos 20 anos, temos testemunhado uma revolução menos estrondosa, porém muito poderosa  na ascensão das mulheres em cargos de liderança. Longe vão os dias em que esses cargos eram dominados exclusivamente por homens. Hoje, nós mulheres estamos quebrando barreiras, desafiando estereótipos e deixando uma marca indelével em todos os setores. E mesmo que muitas vezes, a discriminação não seja ‘escancarada’, ela existe, ocorre, na maioria das vezes, sutilmente, e afeta. Afeta a autoestima de uma mulher, afeta a visão de todos e a sua própria sobre sua capacidade de estar e chegar onde chegou.

É necessário então, explorar o impacto transformador das mulheres em posições de liderança, analisar como elas estão moldando e revolucionando o futuro do trabalho, além de também estarem revolucionando a área das relações internacionais.

Diversidade de Pensamento e Inovação nas Relações Internacionais

Um dos maiores trunfos das mulheres em cargos de liderança é a diversidade de pensamento que trazemos para a mesa. Com diferentes perspectivas, experiências e estilos de liderança, impulsionamos a inovação e encontramos soluções criativas e práticas para os desafios complexos que encontramos em casa, no trabalho e na universidade. Na área das relações internacionais, nós mulheres temos desempenhado papéis cada vez mais significativos na negociação de acordos internacionais, tratados e resoluções. Além disso, temos liderado esforços para promover a cooperação internacional em áreas como comércio, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Temas de extrema importância no cenário internacional atualmente.

FOTO: Lançamento do relatório global da ONU mulheres (ONU MULHERES/RYAN BROWN).

De mulher para mulher

Na área de paz e segurança, nós mulheres, temos se destacado como líderes na negociação de acordos de paz e na construção da paz pós-conflito. Também, temos liderado esforços para prevenir a violência sexual e de gênero em conflitos armados e para promover a participação feminina nas forças de segurança e na tomada de decisões em questões de segurança nacional.

Além disso, desempenhamos papéis importantes no desenvolvimento internacional, trabalhando para melhorar a saúde, a educação e a igualdade de gênero em todo o mundo e nos esforços para garantir que as questões de gênero sejam levadas em consideração em todas as políticas e programas de desenvolvimento.

Assim, em um mundo cada vez mais complexo e interconectado, a liderança inclusiva e diversificada é mais importante do que nunca, e a participação das mulheres nas relações internacionais é fundamental para garantir a igualdade de gênero, promover a paz e a segurança, e alcançar o desenvolvimento sustentável em todo o mundo.

FOTO: G1.

Rafaella Barczak

Secretária Geral do PelotasMUN e graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pelotas, atualmente no sétimo semestre.