O Ano de 2022 no Sri Lanka

No ano de 2022, o país Sri Lanka encontra-se em uma crise, na qual resultou na fuga do seu presidente no dia 12 de Julho, em decorrência de manifestações populares, ganhando destaque na imprensa internacional e levantando o questionamento sobre as motivações do político e da população.  Localizado no subcontinente indiano, a República Democrática Socialista do Sri Lanka avizinha-se com a Índia -dos quais possuem um troca cultural significativa- e apresenta-se historicamente presente nos interesses internacionais.

Foto: Mapa do Sri Lanka
Fonte: Google Maps

Com uma grande presença cingalesa no território desde 543 a. C., o país organiza-se por meio das práticas budistas, definida como religião oficial em 25 a.C, há uma migração indiana em direção a região mantendo-se até a atualidade trazendo, conjuntamente um período do comando tâmeis, durante o século XV a China irá invadir o país e cobrar impostos da população. Com uma grande troca de domínios, em 1505 os portugueses tomam a região para si convertendo-o para um posto comercial, contudo em 1638 os holandeses iniciam sua prevalência através de cidades das quais Portugal não tutelava afincamente e invadem o país, seu domínio dura até 1802 com a chegada dos britânicos.

Em decorrência da sua grande disponibilidade de mão de obra, terrenos e clima favorável o Sri Lanka converte-se à produção de chás, na qual perpetua-se como o principal produto de exportação -no tempo presente, contudo, se demanda de fertilizantes, maquinário e transporte. No ano de 1948 ocorre a independência do país, com uma promessa de respeito entre a população cingalesa e tâmeis, todavia o segundo grupo sentiu-se suprimido e em 1976, iniciou-se um movimento pró independência tâmil, no qual o grupo armado Tigres Tâmeis, almejavam um país próprio, resultando em 1983 uma Guerra Civil entre o grupo e o governo cingales durando até 2009.

Foto: Refugiados da Guerra civil no vilarejo de Putumatalan em 2009
Fonte: Reuters

A administração de Mahinda Rajapaksa começou em 2005 e durou até 2015, com o seu irmão ocupando o cargo de Secretário de Defesa, ganharam o mérito da vitória perante a resistência tâmeis, o período de 2015 até 2019 houve um governo de oposição de Maithripala Sirisena, mas após as eleições de 2019 ocorre a vitória de Gotabaya Rajapaksa, irmão de Mahinda. Gotabaya representou na disputa eleitoral a “glória” do passado recente de Sri Lanka, no ano de 2020 surge a pandemia de Covid-19, mudando o mercado financeiro e diminuindo o número de turistas, desvalorizando a moeda local, mas é com a Guerra entre Rússia e Ucrânia e o aumento do valor do petróleo que o país quebra.

Foto: Manifestantes no palácio presidencial de  Sri Lanka 
Fonte: Rafiq Maqbool AP

O governo então, proíbe a importação de diversos produtos em dólar, incluindo os fertilizantes necessários para a produção agrícola (o país tem 81% de sua população na área rural), somando-se a isto implantou uma legislação determinando que a produção deve ser de agricultura orgânica, disparando a inflação e desestimulando os investidores. Como resultado a população começou a manifestar-se contra a administração de Gotabaya Rajapaksa – o qual posiciona-se como inocente e culpabiliza estreitamente a pandemia e a guerra- o primeiro-ministro divulgou falência total do país e estão sem apoio do FMI.


Gostou do nosso post? Então inscreva-se na nossa newsletter e receba frequentemente nossas postagens diretamente no e-mail! E não se preocupe, quem vai ficar encarregado da comunicação com você é o Munzinho, e já posso adiantar, ele é o mascote mais fofo e simpático que alguém pode conhecer!


Larissa Morais    Diretora da Press

Graduanda do curso de História-Bacharel, apaixonada por diplomacia, ficção científica, música e pesquisa. Minha saga favorita é Senhor dos Anéis, amo séries de comédia, estilo brookling 99. Estudando para buscar um mundo melhor a todos. Fico sempre nervosa em ter que me definir em pequenos textos, mas adoro conhecer pessoas.