O que sabemos sobre o Programa Mundial de Alimentos da ONU, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2020?

No contexto em que vivemos a cooperação e a solidariedade internacional se fazem cada vez mais necessárias. Muito por conta disso, o Prêmio Nobel da Paz de 2020 foi concedido ao United Nations World Food Programme (WFP), ou Programa Mundial de Alimentos, que opera no sistema da ONU e é a maior organização humanitária do mundo que trata da fome e promove  a segurança alimentar. 

O WFP foi reconhecido “por seus esforços no combate à fome, por sua contribuição para melhorar as condições de paz em áreas afetadas por conflitos e por atuar como uma força motriz para prevenir o uso da fome como arma de guerra e conflito”, como declarou Berit Reiss-Andersen, presidente do Comitê Norueguês do Nobel. Apenas no ano passado, eles atenderam 97 milhões de pessoas em 88 países.

Berit Reiss-Andersen anunciando o vencedor do Prêmio Nobel da Paz. Fonte: BBC

Com a pandemia da Covid-19, a insegurança alimentar global aumentou, e o WFP demonstrou estar intensificando os seus esforços para dar suporte à tantas pessoas que precisam. Além disso, em alguns países como Iêmen e Sudão do Sul, a pandemia se misturou com conflitos, o que obrigou a organização a trabalhar dobrado. No país africano, cerca de 60% da população têm dificuldade para encontrar comida suficiente para alimentar-se todos os dias. Não podemos esquecer de olhar através das estatísticas, afinal, estamos falando da vida de milhões de pessoas.

Vale ressaltar que um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é a Fome Zero e Agricultura Sustentável (ODS 2), que visa acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. Os ODS são fruto das negociações em torno da Agenda 2030, que corresponde a um conjunto de programas, ações e diretrizes que  orientam os trabalhos da ONU e de seus Estados-membros rumo ao desenvolvimento sustentável, concluídas em 2015. 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Fonte: odsbrasil.gov

O World Food Programme, ao lado da sua agência irmã, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, sigla do inglês Food and Agriculture Organization), são dois exemplos de iniciativas que estão buscando alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 2, mas não é uma tarefa nada fácil. O WFP depende financeiramente de países, indivíduos e empresas, sendo a sua principal fonte de financiamento os governos mundiais. Sem essa solidariedade e cooperação internacional, muita gente acaba ficando para trás.

Hoje, dia 16 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. É uma data que serve para alertar as pessoas sobre a importância de uma alimentação saudável, acessível e de qualidade. Todos os anos, diferentes temas que dizem respeito à alimentação são escolhidos para serem abordados, e neste ano, o tema definido foi “Cresça, alimente, sustente. Juntos”.  Agora mais do que nunca precisamos de um mundo unido.

Utilizando as palavras do Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, “a hungry world is not a peaceful world” (um mundo faminto não é um mundo pacífico). 


Gostou do post? Então compartilha com os amigos e inscreva-se na nossa newsletter para receber frequentemente nossas postagens diretamente no e-mail!


Paola Meine

Amo assistir o amanhecer, comer panqueca doce, rir com os meus amigos e escutar música (the kooks e zimbra, principalmente). Sou um pouco braba, fofa (é o que dizem) e tuiteira (não que eu me orgulhe disso). Gosto de dançar just dance, ler livros que falam sobre história e aprender sobre diferentes países. Quem gosta de festa pode me chamar que topo tudo. Mas também topo ver Friends e comer pizza em casa.