O que é Cooperação Sul-Sul e por que ela é importante?

Dia 12 de Setembro é Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul. A data celebra as relações entre estes países e as conquistas atingidas. Também é uma oportunidade de refletir no que ainda é preciso fazer e quais serão os objetivos para os próximos anos. Mas o que é Cooperação Sul-Sul? Como ela surgiu? E por que ela é importante?

O que é?

A Cooperação Sul-Sul se refere à cooperação técnica entre países em desenvolvimento no Sul Global. É uma ferramenta usada por Estados, organizações internacionais, acadêmicos, sociedade civil e setor privado para compartilhar conhecimento, habilidades e iniciativas de sucesso em áreas específicas, como desenvolvimento agrícola, direitos humanos, urbanização, saúde, mudança climática etc.

Quais são os países do Sul Global?

Os países do sul global são os países em desenvolvimento da África, América Latina e Caribe, Ásia e Oceania; sejam economias grandes como China e Brasil, ou economias pequenas, como Guiné-Bissau e Andorra. Mesmo países como a China, que apresentam o PIB muito elevado, ainda se classificam como Sul pelo fato dos índices de desigualdade social, analfabetismo, mortalidade infantil, entre outros, serem bastante elevados.

Em azul países do Norte Global; em laranja países do Sul Global.

Como ela surgiu?

Durante as décadas de 1960 e 1970, diante do clima socioeconômico global da Guerra Fria, países do Sul Global, descontentes com as disputas dos países do Norte, começaram a se aproximar e a buscar maneiras de traçar o curso de seu próprio desenvolvimento de maneira que correspondesse à sua realidade.

O que é conhecida como Cooperação Sul-Sul deriva da adoção do Plano de Ação de Buenos Aires para Promoção e Implementação de Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento (BAPA), adotado por 138 Estados-membros da ONU na Argentina, em 18 de setembro de 1978. O plano estabeleceu um esquema de colaboração entre países menos desenvolvidos, localizados principalmente no sul do planeta. O BAPA também estabeleceu pela primeira vez uma estrutura para este tipo de cooperação e incorporou em sua prática os princípios básicos de relações entre Estados soberanos: respeito pela soberania, não interferência em assuntos internos e igualdade de direitos, entre outros.

A cooperação técnica foi definida em Buenos Aires como “um instrumento capaz de promover a troca de experiências bem sucedidas entre países que compartilham realidades históricas similares e desafios similares”.

Quais seus objetivos?

Entre seus objetivos estão: Fomentar a autossuficiência dos país em desenvolvimento; intercâmbio de experiências e compartilhamento de recursos; criar e fortalecer as capacidades tecnológicas existentes nos países em desenvolvimento; aumentar e melhorar as comunicações entre os países; permitir aos países alcançar um maior grau de participação nas atividades econômicas internacionais, entre outros.

BAPA +40: Segunda Conferência das Nações Unidas sobre Cooperação Sul-Sul. Fonte: UNOSSC

Por que a cooperação sul-sul é importante?

A cooperação Sul-Sul promoveu um grande número de trocas de conhecimentos e experiências por meio de programas, projetos e iniciativas que ajudaram a resolver problemas específicos nos países do Sul Global. Exemplos de ações que demonstram o potencial de sucesso da cooperação Sul-Sul incluem o apoio de Cuba na luta contra o Ebola na África Ocidental; A experiência do México na diversificação de produtos de milho para melhorar a saúde e nutrição no Quênia; o conhecimento de estratégias para reduzir a fome compartilhada pela Colômbia nos países mesoamericanos; e as lições do Chile para os países do Caribe sobre rotulagem de produtos como uma medida para acabar com a obesidade, entre muitos outros.

Conheça mais sobre a Cooperação Sul-Sul acessando o site da UNOSSC (Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul) clicando aqui.

Gostou do post? Então compartilha com os amigos e inscreva-se na nossa newsletter para receber frequentemente nossas postagens diretamente no e-mail!

Laura Wolff

Meu nome é Laura, tenho 21 anos, virginiana. Meus hobbies incluem jogar truco espanhol, comer batata do marcelão e construir mobília de paletes. Polímata, meus talentos incluem decorar fatos inuteis, criar contas no ifood pra ganhar cupom e abandonar festas antes de todo mundo. Gosto de pensar que sou o Hyde de That 70’s show, mas provavelmente sou o Eric.