2013 – Challenge yourself

A ideia de um Modelo das Nações Unidas em Pelotas surgiu entre os estudantes de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas que já haviam participado de simulações desse tipo e queriam trazer esse evento para a comunidade acadêmica de Pelotas. Assim, desde o início de 2013, um grupo de onze estudantes se reuniu e projetou a primeira edição do PelotasMUN, que ocorreu de 12 a 14 de julho de 2013, na cidade de Pelotas, estado do Rio Grande do Sul – Brasil.

Comitês

Nesta primeira edição do PelotasMUN, três comitês da ONU foram simulados: o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (UNHRC) e o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC). Em cada comitê foram discutidos dois tópicos:

CSNU: Situação na República Popular Democrática da Coréia (Coréia do Norte); e Paz e Segurança na África Ocidental;

UNHRC: Violações individuais de direitos humanos das mulheres: o desafio do empoderamento das mulheres no sul da Ásia; e O conflito na República Árabe da Síria e a situação da população civil e não combatente;

ECOSOC: Pacificação e Recuperação pós-conflito: grupos consultivos ad hoc do Haiti, Timor Leste e Sudão do Sul; Financiamento para o desenvolvimento: a sustentabilidade da dívida externa.

Comissão Organizadora

A comissão organizadora foi composta pelos seguintes alunos (em ordem alfabética):

• Ananda Gralewski
  • Arthur Blois