Perguntas Frequentes

PAVE 2019

Qual o período de inscrição do PAVE 2019?

Está previsto para ser aberto de 08 de Julho a 30 de Setembro de 2019.

Qual o valor da taxa de Inscrição?

Etapa 1: R$ 45,00
Etapa 2: R$ 60,00
Etapa 3: R$ 75,00

Qual o período de Solicitação de Isenção?

De 8 a 31/07/2019.

Qual o período para solicitar migração/participação?

De 18/06 a 05/07/2019.

Quais as datas e horários das provas?

Primeira Etapa: 07/12/2019 com fechamento dos portões às 13h.
Segunda e Terceira Etapas: 08/12/2019 com fechamento dos portões às 13h.

Onde farei a prova?

A divulgação do local de provas será no dia 18 de Novembro de 2019.

 

GERAL

Quem pode participar do PAVE?

Para participar da 1ª Etapa do PAVE, os estudantes devem estar regularmente matriculados, no ano de realização da prova, em escola pública ou privada de acordo com as seguintes situações:

  • a) 1º ano do Ensino Médio (EM) – ensino regular de três anos completos OU;
    b) 2º ano – modalidade de 4 anos anuais OU;
    c) 4º ou 5º semestre – modalidade de 4 (quatro) anos semestral desde que realize a terceira etapa no 8º semestre ou que tenha concluído no semestre anterior.

Para participar da a 2ª Etapa do PAVE, os estudantes devem estar regularmente matriculados, no ano de realização da prova, em escola pública ou privada de acordo com as seguintes situações:

  • a) 2º ano do Ensino Médio (EM), – ensino regular de três anos completos OU;
    b) 3º ano – modalidade de 4 anos anuais OU;
    c) 6º ou 7º semestre – modalidade de 4 (quatro) anos semestral desde que realize a terceira etapa no 8º semestre ou que tenha concluído no semestre anterior.

Para participar da a 3ª Etapa do PAVE, os estudantes devem estar regularmente matriculados, no ano de realização da prova, em escola pública ou privada de acordo com as seguintes situações:

  • a) 3º ano do Ensino Médio (EM), – ensino regular de três anos completos OU;
    b) Obrigatoriamente no 4º ano – modalidade de 4 anos anuais OU;
    c) Obrigatoriamente no 8º semestre – modalidade de 4 (quatro) anos semestral ou ter concluído o curso no semestre anterior.

Moro fora de Pelotas, posso fazer o PAVE?

Qualquer estudante do Brasil (dentro das condições do item anterior) pode se inscrever no PAVE. Porém, as provas são aplicadas somente na cidade de Pelotas.

Quantas e quais as modalidades de vagas destinadas ao PAVE?

A partir de 2017, a fixação do número de vagas para o PAVE passou para até 20% do total disponível em cada curso oferecido pela UFPel (cerca de 800) .Em 2018,  75%  das vagas serão destinadas às cotas para estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas e 25%  destinadas à Ampla Concorrência. As cotas para estudantes de escolas públicas, são divididas em 8 grupos, que tem renda, etnia e deficiência como condições para concorrer às vagas.

Reprovei na escola, o que devo fazer?

Quando o estudante reprova na escola, ele deve repetir também a etapa do PAVE. Mas para isso, é necessário, antes de realizar a inscrição, fazer o pedido de MIGRAÇÃO. Leia mais abaixo sobre os pedidos de Migração.

Não fiz uma etapa do PAVE, posso fazer as outras?

Sim, desde que realize no mínimo 2 das etapas e uma delas seja a terceira, que é obrigatório. Porém, para isso, é necessário realizar, antes da inscrição, o pedido de PARTICIPAÇÃO, explicado mais abaixo.

 

INSCRIÇÕES

Quando e como fazer a inscrição para o PAVE?

A inscrição para o PAVE inicia a partir do segundo semestre e é realizada pelo participante via internet, através de um link disponibilizado no edital lançado a cada ano no site do programa (https://wp.ufpel.edu.br/pave/). É importante ressaltar que a inscrição deve ser feita em todas as etapas, ou seja, ao realizar a inscrição a primeira vez, o participante NÃO estará automaticamente inscrito nas outras etapas. Ainda, para realizar a inscrição, o participante deverá preencher corretamente TODOS os campos do formulário de inscrição, PRINCIPALMENTE o seu CPF, RG (nº da carteira de Identidade) e informar um e-mail válido. Após o preenchimento do formulário online de inscrição, o participante deverá imprimir e pagar o boleto gerado no ato.

Quem tem direito à isenção?

Terão direito à isenção total da taxa de inscrição, os participantes que comprovarem carência, Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, além dos estudantes que se enquadrarem na Lei 12.799/2013 indicados pelas escolas públicas, e que comprovarem através de atestado, média escolar acima de 75% (exceto para etapa 3).

Como pagar minha inscrição?

O boleto gerado no ato da inscrição deverá ser pago, SOMENTE no banco do Brasil, até a data limite de vencimento impressa no boleto. Não serão aceitos pagamentos fora do prazo ou outras formas como transferência bancária, agendamento, ou qualquer outra que não gere comprovante de pagamento.

Fiz a inscrição, mas não tenho impressora em casa, o que devo fazer?

Você deverá imprimir o boleto no ato da inscrição para não haver problemas posteriores. Caso não consiga imprimir, deverá salvar o mesmo em seu computador, ou realizar a inscrição em um local com impressora disponível.
Recomendamos que a inscrição seja realizada em computador, pois se realizada em smartphones, o mesmo não salvará o boleto e após o período determinado, não serão permitidas novas inscrições.

Quando devo fazer a opção de curso e opção por cota?

A opção por curso e cota, é realizada quando o candidato realiza a inscrição para a 3ª etapa. É necessário haver cuidado redobrado neste momento, para escolher o curso que deseja e a cota correta. Ao se inscrever em algum grupo cotista para estudantes de escolas públicas, o candidato precisa estar atento à documentação necessária para comprovar a situação, que será exigida na matrícula, no caso de aprovação. Trocas só serão permitidas realizando uma nova inscrição durante o período que estiver disponível.

Quais os cursos oferecidos pela UFPel? Posso concorrer a mais de um?

Você pode consultar os cursos oferecidos pela UFPel no endereço https://wp.ufpel.edu.br/pre/cursos/. Para o PAVE, só é permitida a concorrência em um único curso.

O que é pedido de migração e como solicitar?

Migração é a troca de subprograma não-automática, em virtude da reprovação no segundo ou terceiro ano do Ensino Médio (ou equivalente), alteração na estrutura do Ensino Médio ou greves que tenham afetado o calendário escolar. Neste caso, o participante realizará a etapa novamente e mudará de subprograma.
No caso de repetição do 1º ano (ou equivalente), o participante somente realiza uma nova inscrição sem precisar solicitar migração. Para solicitar a migração, o participante deverá, antes de fazer a inscrição online, ficar atento aos prazos previstos no edital e pedir a troca de subprograma via formulário e apresentação de atestado escolar que informe o ano em que está matriculado.

O que é pedido de participação?

Quando um participante perde a etapa 1, ele poderá participar da 2 sem ter participado da 1 e quando fez a 1 e perdeu a 2, ele poderá participar da 3 sem ter participado da 2. Os participantes do PAVE devem realizar no mínimo, 2 etapas do Processo (a etapa 3 é obrigatória) e a nota da etapa não realizada será zero. Para solicitar a participação, o participante deverá, antes de fazer a inscrição online, ficar atento aos prazos previstos no edital e realizar o pedido via formulário e apresentar atestado escolar que informe o ano em que está matriculado.

Posso me inscrever em mais de uma etapa ao mesmo tempo?

Não. Os participantes devem participar somente da etapa correspondente ao ano em que está cursando no Ensino Médio.

Como saber se minha inscrição foi efetivada?

Após 3 dias úteis de realização do pagamento da taxa de inscrição, os participantes poderão acessar a consulta rápida, disponível no site do PAVE, para saber se sua inscrição foi confirmada. Além disso, após o período de inscrições, será divulgada uma lista com todos os nomes dos inscritos. Caso seu nome não esteja na lista, você deverá entrar em contato com a COODEC em até 3 dias após a divulgação da mesma para regularizar sua situação.  É de responsabilidade do participante acompanhar todas as datas e períodos previstos no edital.

 

PROVA

Quais documentos posso apresentar para realizar a prova?

O participante deverá, obrigatoriamente, apresentar, no momento da realização das provas, o documento de identidade oficial original com foto e em perfeito estado de conservação, que ficará à disposição da fiscalização de provas, em local visível, durante toda a execução da prova. O estudante que não apresentar documento de identidade original para entrar na sala, não poderá fazer a prova e será automaticamente eliminado do PAVE. ENTENDE-SE POR DOCUMENTOS PERMITIDOS: RG, Passaporte, CNH, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista e outros documentos expedidos por órgão
público que por Lei Federal valem como identidade.

Quais documentos NÃO são aceitos para realizar a prova?

NÃO serão aceitos como documentos de identidade e o participante não poderá fazer a prova: aqueles onde se lê: “Não alfabetizado” ou “Infantil” , certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de estudante, de transporte, carteiras funcionais sem valor de identidade ou documentos ilegíveis,  não identificáveis e (ou) danificados, além de cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, ou protocolo do documento.

Perdi/ roubaram meu documento e não tenho outro permitido, o que fazer?

Os participantes poderão apresentar Boletim de Ocorrência Oficial de órgão policial, expedido há no máximo, 45 dias.

O que levar no dia da prova? Posso levar lanche?

Os participantes do PAVE deverão levar, além do documento oficial, caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente. Serão permitidos, com ressalvas, levar lápis, sem desenhos e borrachas comuns. É permitido levar lanche, desde que o manuseio dos mesmos não atrapalhe os outros estudantes e que sejam armazenados em embalagens transparentes. Os líquidos deverão ser levados em garrafas transparentes e sem rótulos.

Posso levar meu celular e outros aparelhos eletrônicos?

Aos participantes, é proibido portar durante a prova qualquer aparelho eletrônico. Estes, se levados no dia da prova, serão armazenados em embalagens lacradas. Recomenda-se que NÃO sejam levados objetos desse tipo para a prova, pois se o celular ou outro aparelho emitir qualquer sinal sonoro, o participante será eliminado da prova.

 

APÓS A PROVA

Quais as formas de eliminação do PAVE?

Os participantes poderão ser eliminados, por etapa, se:

  • a) Não apresentar documento permitido para realização da prova;
    b) Portar qualquer objeto eletrônico junto ao corpo durante o período de realização da prova;
    c) Se portar indevidamente ou de forma desrespeitosa com qualquer pessoa envolvida no PAVE durante o período de provas.

Os participantes poderão ser eliminados, de todo o programa se:

  • a) Zerar a redação na terceira etapa;
    b) Realizar somente a terceira etapa do PAVE;
    c) O participante que, em qualquer época, mesmo depois de matriculado, comprovadamente, para realizar o PAVE, tiver usado documentos e/ou informações falsos ou outros meios ilícitos.

Como entro com recurso de questão?

Caso o participante verifique problemas em alguma questão de prova, poderá entrar com recurso da mesma, em até 3 dias úteis após a divulgação do gabarito preliminar. Para isso, deverá preencher o formulário disponível no site do PAVE e entregar o mesmo na COODEC, durante o horário divulgado no edital. Não são permitidos recursos quanto a nota da Redação.

Como verifico minha nota?

As notas do PAVE são divulgadas no site do PAVE em período médio de 1 mês após a prova, podendo esse prazo variar de acordo com cada edição. O estudante também tem acesso a sua nota e boletim dos outros anos, através da consulta realizada com o número de inscrição e RG registrado no sistema pelo participante. A lista de aprovados na terceira etapa é prevista para sair no mês de janeiro.

Minha nota não bate com a que marquei no meu gabarito, o que fazer?

Você deverá entrar em contato com a COODEC para verificar a situação, em até 3 dias úteis após a divulgação das notas.

Fui aprovado, e agora?

Os aprovados deverão aguardar o edital de matrícula, que é publicado pela Coordenação de Registros Acadêmicos, no site https://wp.ufpel.edu.br/matriculaspave/editais/. Qualquer dúvida sobre esta questão é respondida por este setor (CRA) e não mais pela COODEC.

 

MAIS

Quais os recursos oferecidos pela COODEC para participantes que necessitam de algum atendimento específico?

A COODEC oferece atendimento específico para participantes deficientes e para participantes em alguma situação atípica de necessidade de realização de prova, tais como:

  • a) Auxílio – Ledor;
    b) Auxílio – Transcritor;
    c) Utilização de DosVox;
    d) Prova ampliada Fonte 18 ou Fonte 24;
    e) Auxílio – Intérprete de Libras/Tradutor – para traduzir as instruções dos enunciados das questões;
    f) Permissão para Uso de aparelho auditivo; Uso de aparelho – implante coclear;
    g) Uso de aparelho implante coclear e intérprete de Libras;
    h) Dilação de tempo (tempo adicional para a realização das provas). Os interessados deverão apresentar prévia
    solicitação e comprovação da necessidade, conforme Lei n° 13.146/2015, artigo 30, inciso V.
    i) Salas acessíveis – com rampas ou elevadores;
    j) Sala para amamentação;

Como solicito atendimento específico?

Através de formulário que estará disponível na página do PAVE. O mesmo deverá ser encaminhado à COODEC juntamente com o Laudo Médico que ateste a situação do participante.

Possuo deficiência, tenho direito à cota?

Somente participantes que cursaram todo o Ensino Médio em Escola Pública terão direito à cota para Deficientes.

Estou inscrito na Primeira Etapa e sou Sabatista, o que devo fazer?

Os candidatos Sabatistas deverão seguir as orientações do edital para poderem realizar a prova em horário diferenciado.