EDITORIAL: Papo de Gestão: uma plataforma de conhecimento e desenvolvimento para aprimorar a gestão empresarial

Por Eduardo Ritter, professor do Curso de Jornalismo do Centro de Letras e Comunicação (CLC) da UFPEL e participante do Papo de Gestão

 

A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), como uma instituição de ensino superior reconhecida em todo o Brasil, cumpre a função social de produzir e disseminar conhecimento para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Pensando nisso, o Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (CCSO) apresenta essa proposta inovadora na área de gestão e negócios apresentando o blog Papo de Gestão. Coordenado pelo professor Alisson Eduardo Maehler (CCSO), o projeto também conta com a participação da professora Francielle Molon da Silva (CCSO) e Eduardo Ritter (CLC), além de estudantes de graduação de diversos cursos da universidade e da comunidade externa.

Ao mesmo tempo em que palestras com profissionais, eventos acadêmicos, visitas técnicas, cursos de extensão, dentre outros, são uma constante no cotidiano universitário do CCSO, o blog Papo de Gestão chega para também ser inserido no cotidiano tanto dos servidores e alunos, como do público em geral, pois essa prática possibilita a troca de saberes e experiência entre a comunidade acadêmica e as pessoas fora do âmbito universitário, contribuindo para o desenvolvimento social, não apenas de Pelotas e região, mas do Brasil, afinal, o ambiente online amplia os nossos horizontes e facilita o intercâmbio com outras regiões.

A partir disso, o projeto de extensão Papo de Gestão chega para ser um importante canal de comunicação que também visa estreitar as relações entre a universidade e o universo da gestão, que vai desde a comunidade empresarial até gestores de instituições públicas, organizações não-governamentais, dentre outras entidade públicas e privadas. Por meio do projeto, estudantes, professores e a comunidade em geral podem compartilhar seus conhecimentos e experiências, de modo a contribuir para o aprimoramento das práticas de gestão.

Para cumprir com a sua proposta, inicialmente o Papo de Gestão traz conteúdos divididos em alguns tópicos. O primeiro é o “Acontece no CCSO”, onde tanto a comunidade acadêmica quanto a externa podem acompanhar os principais eventos programados pelo Centro, tais como semana acadêmica, seminários, palestras, cursos, visitas técnicas, dentre outros. A segunda seção é a de “Artigos”, voltada para que pesquisadores da área compartilhem os seus conhecimentos e os seus estudos com a comunidade. Em seguida, aparece “Dicas de qualificação”, onde são apresentadas algumas opções de cursos online, congressos da área, eventos e demais atividades que visam qualificar o leitor sobre o tema gestão. O quarto item é “Entrevistas”, onde especialistas da área, professores, profissionais de gestão, pesquisadores, pós-graduandos, dentre outros, serão entrevistados pela equipe do Papo de Gestão. Em “Opinião”, o público pode conferir textos escritos tanto pelos integrantes do projeto quanto pela comunidade externa. Já na seção “Perfil”, será apresentado um texto biográfico sobre alguma personalidade da área, desde professores e técnicos até empresários e administradores. Por fim, em “Resenha”, serão apresentadas resenhas de livros sobre gestão.

Feita essa apresentação inicial, através deste primeiro editorial que apresenta o projeto ao público em geral, encerra-se destacando que a universidade não pode ser vista como um espaço exclusivo de produção e disseminação de conhecimento e, com o objetivo de haver essa troca, o Papo de Gestão foi pensado para todos. A UFPEL, bem como as demais universidades que valorizam a pesquisa e a sua consequente contribuição social, busca se conectar com a comunidade, atuando de forma ativa e colaborativa para o desenvolvimento regional e nacional. Nesse sentido, o projeto de extensão Papo de Gestão visa se tornar um importante canal de comunicação entre a academia e a sociedade, fomentando o diálogo e a troca de saberes entre esses dois universos. Por isso, encerramos convidando todos a acompanharem as postagens desse blog e a participarem ativamente dessa construção coletiva do conhecimento, contribuindo para o fortalecimento da universidade como instituição social e para a promoção do desenvolvimento sustentável de nosso país.