Resenhas
Essa é uma nova seção do nosso site, onde você encontrará resenhas sobre publicações relacionadas às nossas atividades ovelheiras.
Para começar, vamos com ideias que nos inspiram desde a Bolívia!
- Silvia Rivera Cusicanqui é uma militante, socióloga e historiadora boliviana, nascida em La Paz em 1949, de origem aimará, professora emérita da Universidad Mayor de San Andrés. Foi professora visitante nas universidades de Columbia e Austin (Estados Unidos), Jujuy (Argentina) e na Universidad Andina Simón Bolivar de Quito (Equador). Fundou o Taller de Historia Oral Andina e é cofundadora da Colectiva Ch’ixi. É autora de muitos títulos, inclusive o que apresentamos aqui: Um mundo ch’ixi é possível – ensaios de um presente em crise, lançado no Brasil pela Editora Elefante.
Ao descrever a sociedade boliviana como uma combinação de elementos desigual e contraditória, propõe a ideia de ch’ixi, oriunda do mundo indígena, como chave de compreensão de uma contemporaneidade latino-americana imersa em crises. Em aimará, a palavra ch’ixi designa um tipo de tonalidade cinza. Um cinza mesclado que, como tecido ou marca corporal, distingue certas figuras ou entidades, como a serpente, nas quais se manifesta a potência de atravessar fronteiras e encarnar polos opostos de maneira reverberante. Segundo a autora: “a vida das comunidades, a vida da rua, a vida das vizinhanças nos bairros, as redes de ajuda mútua e organização para resistir ao avanço do poder e às crises do mercado podem ser inaudíveis e invisíveis, mas alcançar a opinião pública planetária. Produto de práticas multifacetadas, como minhocas produtoras de solo fertilizante, desencadeia pensamentos e palavras ainda indizíveis, que buscam fazer frente aos discursos macro, reventendo a grandiloquência com o ridículo, a solenidade com a festa e a política com o trabalho, submergindo-nos na magia da realidade viva para fugir da magia das palavras”. Em outro momento, ela nos diz que “no tempo das coisas pequenas, talvez seja a hora de voltar o olhar para a minúcia dos detalhes da existência, para encontrar neles as pautas de comportamento que nos ajudem a enfrentar os desafios deste momento de crise”.