No mês de Novembro de 2025 um novo grupo de médicos e médicas residentes em Medicina Familiar da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia esteve na cidade de Pelotas para um estágio de 3 semanas. A turma foi composta por Angie Lizeth Cedano Nova, Edwar Camilo Vela, Viviana Mendez Fandiño y Kevin Andrei Lopez.

Segundo os residentes “O estágio foi uma experiência acadêmica e pessoal muito positiva para a nossa formação como médicos residentes de Medicina Familiar. Durante esta rotação foi possível conhecer o enfoque da atenção primária e o papel do médico de família e comunidade no sistema de saúde brasileiro, caracterizado pelo trabalho interdisciplinar e a abordagem integral do paciente, da família e da comunidade”.

As atividades foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, no Programa de Internação Domiciliar e na Cuidativa, um centro de cuidados paliativos vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas.  Na cidade vizinha de São Lourenço do Sul, os residentes conheceram um Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e o trabalho da rede de atenção psicossocial do município, incluindo as Unidades de Saúde Mental para adultos e crianças/adolescentes no hospital geral, que são referência na região.

Uma resenha da experiência pode ser encontrada aqui: Reseña Pasantía Nov.25