Durante março e abril de 2025, as residentes do terceiro ano da Residência Interdisciplinar em Saúde Mental Comunitária da província de Chubut Argentina, Lucia Fernández e Tania Shtefec Kusmiruk, realizaram uma estadia acadêmica na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Pedagógica y Tecnológica de Colombia-UPTC, com sede em Tunja-Boyacá.
Graças à aliança entre a Rede Internacional de Práticas e Experiência de Cuidado em Saúde Mental e o convênio “A Ovelha Negra”, as residentes puderam conhecer e participar de múltiplos espaços acadêmico-comunitários durante sua estadia.

Seminário em Saúde Mental Comunitária apresentado pelas residentes Lucia Fernández e Tania Shtefec Kusmiruk aos residentes de Medicina Familiar da UPTC
No âmbito dos programas da Especialidade em Medicina Familiar e da Escola de Medicina, se levaram a cabo valiosos intercâmbios sobre as estruturas e práticas em saúde/saúde mental dos sistemas sanitários colombiano e argentino. Graças a estes espaços foi possível para residentes, estudiantes e docentes, refletir e debater acerca da saúde sob a ótica dos Direitos Humanos e participação comunitária.

VI Charla Ovejera Experiências patagônicas em saúde mental comunitária: uma construção interdisciplinar e de lutas. Veja em: https://wp.ufpel.edu.br/ovejanegra/charlas-ovejeras/
As residentes transitaram também pelas experiências territoriais de saúde/saúde mental comunitária que se levam adiante como cenários de formação para os residentes de medicina familiar, realizando valiosos aportes técnicos e gerando gratificantes e significativos encontros vicinais.

Acompanhamento das residentes ao Proyecto Comunitario Nuestro Barrio Saludable, Los Patriotas Tunja
Sem dúvida, esse tipo de intercâmbio é uma oportunidade para construir laços e seguir refletindo sobre nossas práticas cotidianas como profissionais da saúde, apostando por um olhar desde e para a saúde/saúde mental comunitária.
