Uma segunda turma de médicos/as residentes em Medicina de Família da UPTC esteve em estágio nos serviços de atenção básica e conhecendo alguns pontos da Rede de Atenção Psicossocial de Pelotas entre 29 de maio e 15 de junho de 2024. O grupo foi composto por Daniela Lucia Del Rio Cardona,  Derly Alexandra Poveda Castillo, Fabio Enrique Arias Moreno, Karen Viviana Galvis Rodriguez e Ronald Fabian Cocoma Cuellar.

A visita técnica da UPTC também contou com a presença da Profa. Angela María Guerra Cordero, psicóloga, docente da Faculdade de Medicina, que trabalha sobre saúde mental comunitária com os estudantes de graduação em Medicina e os residentes de Medicina Familiar.

O grupo da UPTC pode visitar um abrigo onde havia o atendimento da UFPEL para a população atingida pelas recentes inundações na cidade de Pelotas e grande parte do Estado do Rio Grande do Sul, as Unidades Básicas de Saúde CSU e Areal Leste, a Cuidativa, o CAPS Porto e o RETRATE, serviço de reabilitação psicossocial, onde foram recebidos pela Assistente Social Marcia Helena da Rosa, coordenadora de saúde mental do Município.

Foram dias de muito intercâmbio de conhecimento e experiências, que venham novas ações de integração latino-americana entre nossas universidades e serviços de saúde!