Herval PRO-Rural – Estudo de caso para Modelagem Urbana

Publicado por Lucas da Silva Gonçalves

O trabalho a seguir, foi desenvolvido durante a disciplina de Modelagem Urbana, com auxílio do software UrbanMetrics, no estudo da estrutura intraurbana de Herval.

Localizada na fronteira sul do estado do Rio Grande do Sul, Herval é um pequeno município com população estimada em 6.814 pessoas (IBGE 2020). Referenciando seu nome a grande quantidade de ervais nativos na região, Herval é localizada a 144km do município de Pelotas e 148km de Bagé.

Imagem 01 – Localização de Herval, RS.

Sua economia é voltada essencialmente para a produção agrícola, possuindo ainda instituições educacionais a nível fundamental e médio.

Nesse estudo, buscaremos entender a estrutura urbana atual de Herval, bem como seu comportamento pós intervenção em um estudo de caso, considerando um cenário hipotético pós-pandêmico.

Configurações Urbanas frente a disseminação do COVID-19.

Da sua tímida aparição em uma notificação de outubro de 2019, para sua súbita disseminação em meados de fevereiro de 2020, muitos estudos já foram realizados sobre o quão contagioso é o Sars-CoV-2, bem como ocorre seu contágio. Observando sua forma de contagio passada de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva transportadas pelo ar, é impossível separar o cenário pandêmico, da configuração urbana de nossas cidades, considerando justamente que as mesmas são o palco da maioria das relações humanas.

Com base nessa premissa, este estudo busca estabelecer hipoteticamente, um cenário pós-pandemia, onde uma ampla parcela da população dos grandes centros urbanos, busca uma nova vida em municípios menores, visando se distanciar dos problemas inerentes aos grandes centros brasileiros, que teriam ganhado destaque com as dificuldades então impostas pelo novo vírus.

Estrutura Urbana de Herval

Considerando a área de estudo apresentada na figura 3, onde temos o núcleo urbano de Herval, é possível observar que o mesmo tem um porte pequeno, com traçado regular em sua grande maioria.

Imagem 02 – Herval hoje.

Para as análises propostas nesse estudo, optou-se pela utilização do software de georreferenciamento QuantumGIS (QGIS), onde foi realizada a execução de feições poligonais, descrevendo a malha urbana da cidade, em sua configuração atual.

Imagem 03 – Representação em poligonos da estrutura intraurbana de Herval.

Análise de Centralidade de Herval

Com a sua estrutura representada, através do software UrbanMetrics, foi realizada uma primeira análise da malha urbana, buscando entender quais áreas da cidade possuem maior centralidade, tendendo a ser aquelas com maior oferta de serviços, e aquelas mais periféricas, com maior dificuldade de acesso a estes.

Imagem 04 – Análise de Centralidade de Herval

Com esta análise inicial (representada na figura 04), foi possível identificar um eixo latitudinal em destaque, composto por um conjunto de quadras (em azul escuro) integrando as metades norte e sul da cidade, ao passo que, como esperado, as bordas da cidade apresentaram menor peso quanto sua centralidade, com destaque para a perificidade da parte oeste, e extremo norte do núcleo urbano.

Nesta análise foram consideradas distâncias topológicas entre os elementos da estrutura intraurbana, considerando seu alcance máximo sem a adição de carregamentos.

A partir dessa análise, considerando o cenário proposto, optou-se por dois seguimentos de intervenção sobre a estrutura da cidade.

Propostas de Intervenção

Proposta de Intervenção: Instalação de um IFSul

O primeiro seguimento previu a instalação de um IFSul (Instituto Federal de Educação), visando a elevação do grau de instrução da atual população bem como do potencial imigrante dos grandes centros, atendendo não apenas Herval como demais cidades da região. A análise então propôs localizar esse instituto, relacionando-o com a estrutura urbana e observar seu impacto sobre a mesma.

Figura 05 – Localização hipotética designada ao IFSul.

Optou-se por situar o IFSul na área branca destacada (figura xx), considerando sua localização periférica, mas não tão distante do centro de Herval, dessa forma, buscando deslocar parcialmente a oferta de serviços, tendo em vista o consequente desenvolvimento da área, além de considerar o ambiente natural, de forma que a área atribuída ao IFSul, integrasse uma área de interesse a preservação, com presença de mata ciliar.

Realizou-se então a análise de impacto de sua instalação, sobre a estrutura intraurbana.

Imagem 06 – Comparação de resultados, estrutura atual e com presença do IFSul

Para a realização desta análise, considerou-se a distância topológica entre os elementos da estrutura intraurbana, bem como a adoção de um carregamento de 25 sobre a área correspondente ao IFSul, buscando destacar sua influência sobre os demais serviços que poderiam ser ofertados sobre a cidade.

Observando-se os resultados, fica evidente a atração do IFSul, onde o mesmo intensificou o destaque da região norte, com relação ao restante da estrutura intraurbana. Pode-se interpretar que, a instalação da instituição, beneficiaria o surgimento de novos serviços na região norte, dando maior acesso as populações periféricas desta região da cidade, o que não implicaria necessariamente, na extinção de outros serviços, provavelmente existentes nas regiões atualmente em destaque.

Proposta de Intervenção: Parcelamento de Terras

Em um segundo momento, foi proposto o parcelamento do solo no entorno da cidade, em um cenário onde a nova população se instalaria em áreas mais amplas, visando a especialização do município com a agricultura familiar.

Nesta hipótese, haveria a articulação do poder público, junto aos proprietários de terras na área próxima a cidade, para a criação de novos lotes, incentivando o cultivo familiar, visando não apenas prover alimento para a população atual e imigrante, como também a exportação de produções, dando impulso à economia de Herval.

Imagem 07 – Cenário hipotético para a cidade de Herval. Em cinza a atual estrutura, em verde a área designada para o IFSul, em marrom possibilidade de parcelamento de terras.

Para a concepção dessa proposta, adotou-se um critério de dimensionamento destes novos lotes, onde os mais próximos ao núcleo urbano, apresentariam áreas em torno de 2ha, dobrando o tamanho dos lotes à medida que se distanciasse do núcleo urbano. É importante observar que nesta etapa de análise, a presença de um IFSul foi desconsiderada.

Imagem 08 – Comparação de centralidade entre a atual estrutura e a estrutura sob intervenção.

Nesta análise é interessante observar, como a presença dos novos parcelamentos de terra influenciaram a estrutura intraurbana de Herval. Em um primeiro momento, com eixos de influência bem definidos, Herval passaria então, apesar de ainda possuir uma área central de grande destaque (que coincidentemente condiz com a área designada ao IFSul), a amenizar a diferenciação entre áreas do centro urbano, com sua então periferia. Novamente, foi considerada a distância topológica dos elementos intraurbanos, sem carregamentos.

Proposta Final: Herval Especializada

Por fim, foi realizada uma análise sobre hipóteses de intervenção sobre o núcleo urbano, agora considerando simultaneamente a possibilidade de instalação de um IFSul e a proposta de parcelamento de terra em torno da cidade.

Para isto, optou-se por adicionar o carregamento de 25, anteriormente visto, sobre o lote designado anteriormente ao IFSul.

Imagem 09 -Comparação entre o modelo de intervenção, sem a presença de um IFSul e com a presença de um IFSul.

Apesar de pouco visível em um primeiro momento, a presença do IFSul intensificou a influência de sua área (destacada pelo azul escuro, no centro do mapa). Nesta análise, adotou-se o raio máximo de interação entre os elementos intraurbanos.

Com esta configuração, estabeleceu-se um novo eixo central para o município, dando destaque a uma região que até então se encontra deslocada com relação a oferta de serviços disponíveis na cidade.

Conclusões

A proposta de especialização de municípios, levanta o questionamento sobre de que forma os gestores estão lidando com o seu potencial e principalmente, como suas ações podem melhorar o desenvolvimento econômico da cidade, e principalmente a condição de vida de seus habitantes.

Neste estudo de caso, um leque de possibilidades se abre para o município, dando destaque para o pequeno agricultor, sem deixar de lado o desenvolvimento educacional da cidade e região. A presença de um IFSul pode influenciar não apenas na qualidade do ensino para a população, como especializa-la, tornando-a mais apta ao trabalho no campo, o qual é focado através da premissa de incentivo a agricultura familiar no município.

Através então da articulação do poder público com os proprietários de terras, seria possível não apenas garantir uma melhor qualidade de vida para a população da cidade, seja a atual ou a imigrante, mencionada neste estudo de caso, mas também criar toda uma rede de produção, que poderia ser orientada através da criação de cooperativas, focadas não apenas no ganho monetário, mas também no desenvolvimento de novas tecnologias junto ao ensino qualificado do IFSul.

Referências

KRAFTA, R. Modelling intra-urban configurational development. Environment and Planning B: Planning and Design, London, 21, 1994. 67-82.

LEIVA, Guilherme de Castro; SATHLER, Douglas; ORRICO FILHO, Romulo Dante. Estrutura urbana e mobilidade populacional: implicações para o distanciamento social e disseminação da Covid-19. Rev. bras. estud. popul., São Paulo, v. 37, e0118, 2020. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-30982020000100157&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 28 ago. 2020. Epub 24-Jul-2020.  http://dx.doi.org/10.20947/s0102-3098a0118.