Sobre Arambaré

Contexto
O município de Arambaré está localizado na região centro sul do estado do Rio Grande do Sul. Inicialmente chamava-se Barra Velhaco por estar situada junto a Foz do Arroio Velhaco. Em meados de 1938 passou a denominar-se Paraguassu, nome de origem tupi-guarani, e em 1945 adotou o nome de Arambaré, que em tradução livre significa sacerdote que espalha luz.

Nesta localidade conhecida desde os tempos coloniais de 1714 moravam índios com costumes especiais – pescadores e comerciantes de peles que tinham mãos e pés bem desenvolvidos – eram os índios Arachas, Arachanes ou Arachãs, que na língua tupi significa patos. Por volta de 1763 casais açorianos vindos para o sul estabeleceram-se na margem esquerda do estuário do Guaíba e na margem direita da Laguna dos Patos, fundando fazendas e chasqueadas até o Rio Camaquã. Desde essa época os habitantes do então distrito de Arambaré uniram-se na busca do desenvolvimento através da agricultura, pecuária e potencial turístico pela beleza natural da localidade. Se emancipou de Camaquã e Tapes em 20 de março de 1992.

Segundo a prefeitura de Arambaré, o município tem 4,5 mil habitantes. Localizado à uma hora e meia de Porto Alegre (128km) e meia hora de Camaquã (33km), pertence a Região Turística da Costa Doce. Sua beleza natural é visível nas figueiras e árvores frondosas cujas copas atingem até 50 metros de diâmetro. As areias limpas e águas temperadas da Lagoa dos Patos e aproximadamente 15km de praias atraem turistas e grande população flutuante nos meses quentes do verão.

Geomorfologia e geologia de Arambaré/RS
Arambaré está inserido na Planície Costeira Interna, revelando na sua porção noroeste leques colúvio-aluvionares na forma de rampas suaves e na parte central encontra-se terraços lagunares da laguna dos patos, e em menor área, verifica-se a presença de terraço fluvial referente aos aluviões do arroio velhaco.

As rampas e terraços são formados por arenitos com camadas síltico-argilosas da Formação Graxaim e camadas arenosas da Formação Chuí, os depósitos mais recentes são representados pelos aluviões e depósitos lagunares são formados por areias e argilas da borda da lagoa e do arroio Velhaco.

O modelado é de acumulação e a dinâmica do relevo, tanto nas rampas quanto nos terraços lagunares, mostra escoamento freático superficial difuso de intensidade fraca, o que confere estabilidade ao relevo e que favorece as atividades agropecuárias.

O relevo do município é plano e suave ondulado, característica da região a qual ele está inserido, as altitudes variam entre aproximadamente 2m até cerca de 60m, a maior parte tem altitudes abaixo de 20m, e declividades inferiores a 5%, as áreas mais elevadas estão localizadas na parte noroeste do município, próximo a BR 116.

Fonte: Relatório Ambiental do projeto de assentamento fazenda Santa Marta – Arambaré/RS