Faurb - GEGRADI Projeto OFICINAS de Ensino / Aprendizagem de Gráfica Digital
Início do conteúdo
Produção e Disponibilização de maquetes e mapas táteis e portáteis da edificação que abriga o Museu do Doce/UFPel

Produção e Disponibilização de maquetes e mapas táteis e portáteis da edificação que abriga o Museu do Doce/UFPel

A ação faz parte da Disciplina de Requisitos Curriculares de Extensão, do curso de Arquitetura e Urbanismo-UFPEL, na qual os acadêmicos iniciaram o desenvolvimento de uma maquete tátil do Casarão 8 (Museu do Doce-Pelotas-RS), por fabricação digital a partir do corte à laser.

Dentre os resultados desta extensão, temos a formação de acadêmicos para a produção de modelos táteis a partir de fabricação digital por corte a laser; Formação para a ação extensionista na área de representação de arquitetura; Contribuição para a geração de infraestrutura do Museu do Doce em relação ao propósito de disponibilizar uma comunicação acessível.

Objetivos

  • Produzir e disponibilizar maquetes e mapas táteis portáteis a partir de diferentes demandas, conforme o tipo de público (deficientes visuais, deficientes cognitivos, crianças e público em geral);

  • Validar as representações geradas com os diferentes públicos;

  • Formar para a produção de modelos a partir de fabricação digital por corte a laser;

  • Formar para a ação extensionista na área de representação de arquitetura;

  • Contribuir para a infraestrutura do Museu do Doce em relação ao propósito de disponibilizar uma comunicação acessível.

Assista ao vídeo de preparação de arquivo pro corte a laser, que visa mostrar como é feita a aplicação de layeres (ou camadas), escala, unidade de medida, linha dupla, limpeza do arquivo e como salvar no formato correto, usando o autocad  clicando aqui.

Fotos

 

Produção acadêmica

SILVA, S. Q.; ENKE, M. S.; ORTIZ, B. F.; FRANCO, E. M.; BORDA, A.B.A.S. Maquete do Museu do Doce (Casarão 8) na escala 1:100, 2019 (Maquete)

Participe desta ação

Se interessou por esta ação e deseja que ela seja realizada em sua instituição, ou quer saber mais sobre?. Entre em contato  CLICANDO AQUI.