Faurb - GEGRADI Projeto OFICINAS de Ensino / Aprendizagem de Gráfica Digital
Início do conteúdo
Oficina de Anamorfose

Detalhesda oficina 

A Oficina de Anamorfose trata de explicar efeitos de ilusão de ótica, a partir de imagens bidimensionais que provocam a percepção de objetos tridimensionais sob determinados pontos de vista. Uma estratégia atualmente utilizada em diferentes áreas, desde a sinalização de trânsito, propagandas pintadas ao redor de campos de futebol, nas artes, na arquitetura. De forma a promover uma experiência prática, utilizando o movimento do corpo para a construção de efeitos anamórficos, que permite empoderar a sociedade para compreender a lógica de produção de tais efeitos. A base conceitual se refere à geometria, permitindo atribuir significado aos conhecimentos veiculados em contextos educativos, estimulando à aprendizagem.

Carga Horária: 4hrs

Objetivos

  • Motivar para o estudo da representação de sombras, a partir do conceito e dos efeitos visuais da anamorfose; 
  • Transpor dificuldades tradicionalmente detectadas para a compreensão dos procedimentos envolvidos na representação de sombras;
  • Explorar diferentes efeitos tridimensionais que podem ser obtidos a partir do desenho projetivo da volumetria de objetos, vistos sob um ponto de vista específico;
  • Reconhecer os elementos fundamentais do sistema de projeção de sombras e compreender como eles se configuram (ponto da luz, plano de sombra, projeção dos vértices do objeto sobre o plano de sombra). 
  • Associar os conceitos de anamorfose com a representação de sombras; 
  • Adquirir sensibilidade para identificar como a sombra de um objeto se configura, visualizando a projeção do objeto em uma superfície, sob o ponto de vista da luz.

Histórico da Oficina

Versão 00 do material: outubro/2009, por Adriane Borda e Tássia Vasconselos

Versão 00 da Oficina:

Data: 05/11/2009 – 4hs

Ministrantes: Beatriz Cauduro Montagner, Cristiane dos Santos Nunes, Janice de Freitas Pires, Luiza nogueira Burck, Tássia Borges de Vasconselos

  • Introdução à conceitos de anamorfose.
  • Atividade prática de construção de anamorfose.

A Oficina foi incorporada como atividade curricular de maneira ininterrupta, e desde 2011, após a reforma curricular da FAURB/UFPel a disciplina de Perspectiva e Sombras se denomina GGD4 (Geometria Gráfica e Digital 4) e a atividade é desenvolvida em uma carga horária de 4 horas, incluindo o registro gráfico da experiência. Hoje incluiu, além da escada, os esquemas anamórficos de caixas simulando também a sombra em planos verticais.

A Oficina foi oferecida na UNOESTE/Xanxerê/SC em setembro de 2010, presencialmente, na semana acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo, ministrada por Adriane Borda.  

Última atualização: segunda, 7 Dez 2015, 10:16

Material para download

Fotos

 

Produção acadêmica

Tássia Vasconselos; Beatriz Montagner; Cristiane Nunes; PIRES, Janice de FreitasBORDA A. S., Adriane. REPRESENTAÇÃO DE SOMBRAS E APLICAÇÕES DE ANAMORFOSE. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2010, Pelotas. XIX CIC – Congresso de Iniciação Científica – UFPel. Pelotas: Editora e Gráfica da UFPel, 2010. v. 01. p. 01-04. Clique aqui para acessar.

Participe desta ação

Registre interesse em participar de turmas desta oficina quando abertas, ou solicite realização da mesma CLICANDO AQUI.