Faurb - GEGRADI Projeto OFICINAS de Ensino / Aprendizagem de Gráfica Digital
Modelos físicos de superfícies curvas à partir da planificação

Detalhesda oficina

Esta oficina objetiva reconhecer técnicas de modelagem e planificação digital, adequadas à construção de modelos físicos em papel de superfícies curvas recorrentes em obras de arquitetura. São abordadas as superfícies circulares de revolução e quádricas em geral (classificação de superfícies da Geometria Descritiva), utilizando-se de técnica de planificação aproximada, por meio de um plug-in de planificação. As etapas apresentadas buscam desenvolver processos de modelagem que facilitam a montagem dos modelos em papel de tais superfícies.

CARGA HORÁRIA: 24hs (4 horas para cada módulo da oficina)

Objetivos

• Reconhecer e experimentar processos de planificação por meios digitais que permitam construir modelos em papel de superfícies curvas;
  • Abordar superfícies complexas no âmbito das práticas didáticas da disciplina de GGD 3, atual GGD 2/FAUB/UFPEL, valendo-se de técnicas automatizadas de planificação;

• Desenvolver experiências de representação, as quais buscam contemplar, ao mesmo tempo, a aquisição de habilidades conceituais e procedimentais no âmbito da geometria, a apropriação de tecnologias digitais e o reconhecimento de repertórios arquitetônicos para o projeto;

• Agilizar as representações de superfícies circulares de revolução, e avançar para outros tipos de superfícies, buscando motivar para a obtenção dos modelos físicos a partir dos digitais;

• Ampliar o repertório de formas a representar, já que processos tradicionais de planificação, tais como os apresentados em Rodrigues (1960), contemplam apenas as classes de superfícies propriamente curvas e retilíneas planificáveis.

Histórico das oficinas:

As oficinas de Representação e Planificação de Superfícies Curvas foram criadas no segundo semestre de 2013, pela docente Janice de Freitas Pires, como atividade didática da disciplina Geometria Gráfica e Digital 3 (GGD3), do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAURB/UFPel, com o objetivo de reconhecer técnicas de modelagem e planificação digital adequadas a construção de modelos físicos em papel de superfícies curvas recorrentes em obras de arquitetura. A disciplina de GGD3, da graduação, desde o segundo semestre do ano de 2011 vem desenvolvendo atividades voltadas a inserção de técnicas de modelagem geométrica como meio de estudo e conhecimento sobre as superfícies curvas empregadas na arquitetura. Após o segundo semestre de 2013, esta oficina passou a ser reestruturada a partir de uma investigação realizada conjuntamente pela docente responsável pela disciplina na época, professora Janice de Freitas Pires, e a estudante do curso, Gabriela Gonzales Peronti, voluntária de ensino, sobre a otimização da modelagem com o propósito de facilitar e qualificar o processo de montagem dos modelos em papel das superfícies tratadas. Tal estudo foi realizado no âmbito de um projeto de ensino coordenado pela mesma professora.

No início do primeiro semestre de 2014 foram construídos, pelos mesmos autores, os materiais didáticos relativos a tais oficinas. Estas oficinas continuaram sendo desenvolvidas como atividades didáticas, abarcando 04 semestres consecutivos, ocorridos no período de 20013/02-2015/01, não sendo realizada apenas no segundo semestre do ano de 2015.

Em janeiro de 2016 o material didático da oficina foi totalmente reformulado pela mesma docente, devido a necessidade de atualizar as técnicas e tecnologias empregadas, pela adoção de um novo plug-in de planificação e novas versões de plug-ins para representar curvas, compatíveis com as versões do software SktechUp 2014, 2015 e 2016. A revisão do material também abarcou a reformulação sobre a seleção e emprego dos tipos de curvas disponibilizadas pelos plug-ins de curvas, considerando-se essencialmente a adequação destas curvas para representar a geratriz de cada tipo de superfície.

Ministrantes segundo semestre de 2013: Janice de Freitas Pires (docente da FAURB, UFPel) e Felipe Etchegaray Heidrich (docente FAURB, UFPel).

Ministrantes primeiro semestre de 2014: Gabriela Gonzales Peronti (estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel) e Janice de Freitas Pires (docente FAURB, UFPel).

Ministrantes segundo semestre de 2014: Kleiton Alcântara (estudante voluntário), Luisa Félix Dalla Vecchia (docente FAURB, UFPel), Antônio Carlos Porto Silveira Junior (docente FAURB, UFPel).

Ministrantes primeiro semestre de 2015: Kleiton Alcântara, Claudia Andriele de Freitas, Natália Neri de Faria (estudantes bolsistas de ensino e voluntários), Luisa Félix Dalla Vecchia (docente FAURB, UFPel), Antônio Carlos Porto Silveira Junior (docente FAURB, UFPel).

Material para download

Produção acadêmica

PIRES, Janice de FreitasBorda, Adriane ; PERONTI, G. G. ; OSMARÉ, Mariana R. . Planificações Parametrizadas e Kirigami: Aproximações possíveis para o Estudo e a Representação de Superfícies Curvas Parameterized flattening and Kirigami: Possible Approximations to the Study and the Representation of Curved Surfaces. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).  Acesse aqui.

Participe desta ação

Você pode participar desta ação à distância. Para isso, baixe o material de aula, e a tarefa para conclusão à distância. Para a confeção de certificado, é necessário um dado número de concluintes,  que pode demorar um pouco. Solicite inscrição na modalidade a distância, ou registre interesse em participar de turmas quando abertas clicando CLICANDO AQUI.