Faurb - GEGRADI Projeto OFICINAS de Ensino / Aprendizagem de Gráfica Digital
Geometria e Arquitetura: Momentos Lúdicos e Interativos para a Motivação ao Ingresso à Universidade

A extensão foi realizada na semana do estudante, período em que a Escola Estadual de Ensino Médio João de Deus Nunes-Canguçu, estava interessada em trazer atividades diferenciadas para a sala de aula e para os extensionistas, tratava-se ainda do período não letivo da UFPel, facilitando a disponibilidade da equipe, incluindo a professora orientadora, para o deslocamento intermunicipal (Pelotas/Canguçu). Por solicitação da escola, a atividade foi desenvolvida em dois períodos (manhã e tarde), para que fosse possível realizar a ação com todas as turmas de segundo ano do ensino médio, com um total final de 60 alunos

Na ação, os acadêmicos extensionistas incentivaram os estudantes a ter esperança no ensino e ver que é possível chegar a uma universidade pública, a partir do depoimento de suas próprias experiências, todos advindos de escolas públicas. Por meio de atividades lúdicas, despertando o olhar dos estudantes para a geometria e para o curso de Arquitetura e Urbanismo. Demonstrando também como as técnicas de fabricação digital, a partir do corte a laser, podem ser aliadas para a resolução de problemas do cotidiano, especialmente para a produção de materiais didáticos.

Objetivos

• Compartilhar, com os estudantes de ensino médio e fundamental, aprendizados de forma lúdica;

• Despertar o interesse destes estudantes em seguir uma carreira universitária;

• Integrar os diferentes níveis de ensino;

• Compreender a extensão como veículo de transformação social.

Produção acadêmica

SILVA, S. Q.; GARCEZ, L. P.; BORDA, A.B.A.S GEOMETRIA E ARQUITETURA: MOMENTOS LÚDICOS E INTERATIVOS PARA A MOTIVAÇÃO AO INGRESSO À UNIVERSIDADE PÚBLICA. In: VI Congresso de Extensão e Cultura da UFPel, 2019, Pelotas. UFPel 50 anos: construindo cidadania com Extensão Universitária. Pelotas: UFPel, 2019. v.1. p. 509 – 512.

Participe desta ação

Se interessou por esta ação e deseja que ela seja realizada em sua instituição? Entre em contato  CLICANDO AQUI.