Faurb - GEGRADI Projeto OFICINAS de Ensino / Aprendizagem de Gráfica Digital
Início do conteúdo
Explorando Regras de Calatrava no Espaço Digital a partir da Modelagem Paramétrica

Detalhesda oficina

Esta oficina objetiva reconhecer processos criativos a partir de regras compositivas geométricos presentes em obras do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, por meio de análises de gramática da forma e atividades de modelagem paramétrica.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 horas.

Objetivo

  • Reconhecer o espaço digital como espaço para gerar e transformar a forma arquitetônica, a partir da adoção de referenciais teóricos e metodológicos advindos do próprio contexto de Arquitetura.

Histórico da oficina

Em julho de 2016 o material da Oficina Explorando Regras de Calatrava no Espaço Digital a partir do SketchUp foi atualizado, por Janice de Freitas Pires, com o objetivo de inserir técnicas paramétricas de modelagem, configurando-se uma nova oficina que aborda o reconhecimento da simetria de translação de eixo vertical a partir da modelagem paramétrica.  O material didático da oficina foi estruturado inicialmente no formato de apresentação e posteriormente, no mesmo ano de 2016, foi estruturado no ambiente do TEAR_AD, um repositório de objetos de aprendizagem de tecnologias digitais aplicadas ao ensino de arquitetura e urbanismo, do laboratório Hiperlab, da Universidade Federal de Santa Catarina, visando apoiar a proposta metodológica da tese desenvolvida de 2014 a 2018 pela autora desta oficina.

Material para download

Fotos

 

Produção acadêmica

PIRES, J. F.; PEREIRA, A. T. C.; GONÇALVES, A. Taxonomias de geometria da arquitetura contemporânea: uma abordagem didática ao ensino da modelagem paramétrica na arquitetura. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 12, n. 3, p. 27-46 2017. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v12i3.133954

Link: http://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/133954/135961

Participe desta ação

Você pode participar desta ação à distância. Para isso, baixe o material de aula, e a tarefa para conclusão a distância. Para a confeção de certificado, é necessário um dado número de concluintes, então pode demorar um pouco. Solicite inscrição na modalidade a distância, ou registre interesse em participar de turmas quando abertas CLICANDO AQUI.