Caderno de Resumos: Seminário PNAIC

1. Apresentação

O Seminário Estadual encerrou a primeira etapa de implementação do Programa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com foco na Linguagem e Alfabetização, cujo objetivo principal foi a Formação continuada de Professores das Redes Públicas de Ensino que atuam nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, ação coordenada, em parte do Rio Grande do Sul, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Equipe Pacto-UFPel organizou este evento com o intuito de criar um espaço para o compartilhamento e a avaliação das atividades desenvolvidas ao longo de 2013. Um grupo de 19 formadores e 479 professores Orientadores de Estudo, de 143 municípios gaúchos, celebrou com os professores e com a comunidade o término de um ano de trabalho intenso. Os resultados deste investimento, que mobilizou os governos Federal, Estadual e Municipais assim como a equipe da Universidade e, sobretudo, os Professores Alfabetizadores, foram vislumbrados em apresentações sob a forma de pôsteres, comunicações ou mostra de materiais. Ao término deste Seminário, foram cumpridas 200 horas de formação aos Orientadores de Estudos. Os resumos que constituem este caderno apresentam os resultados de estudos e práticas de formação continuada desenvolvidas ao longo de 2013.

Coordenação Equipe PNAIC-UFPEL

2. Corpo editorial

Coordenadora Geral

Ana Ruth Moresco Miranda

Coordenadora Adjunta

Ana Paula Nobre da Cunha

Supervisores

Patrícia Moura Pinho (Coordenadora Polo 1)

Marta Nörnberg (Coordenadora Polo 2)

Gilceane Caetano Porto (Coordenadora Polo 3)

Gabriele Donitch (Supervisora)

Tânia Tuchtenhagen Clarindo

Tatiane da Silva Christ

3. Normas para publicação

Caderno de Resumos [do] Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 12 e 13 de dezembro de 2013/RS. [recurso eletrônico] – Pelotas : [s.n.], 2013. 201 p.
4. Endereço de contato

ufpel.obeduc.pacto@gmail.com